Em mais um avanço dentro do programa habitacional de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregaram, nesta terça-feira (28/5), as chaves da casa própria a 290 famílias que irão residir no Residencial Cooperativa I, localizado na Estrada Particular Eiji Kikuti, 1.445, bairro Cooperativa. A construção do empreendimento é fruto de investimento da ordem de R$ 32,6 milhões, viabilizados a partir de trabalho conjunto entre a Secretaria de Habitação da Prefeitura, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), e o Governo Federal.
Em seu discurso, o governador fez questão de destacar a parceria entre a Prefeitura e o Estado em prol da população de São Bernardo. “O maior sonho do brasileiro é a conquista da casa própria e estou muito feliz em compartilhar esse momento com o sentimento de dever cumprido. Somente em São Bernardo, temos quase 4.000 unidades habitacionais em obras. Ao longo desses últimos oito anos, quem olha para trás vê como o Orlando trabalhou por essa cidade. Vamos continuar parceiros”, disse.
Em contrapartida, o chefe do Executivo municipal observou que o trabalho conjunto entre Estado e município vem sendo fundamental para o avanço não só dos projetos habitacionais, mas também para o bom andamento de diversas melhorias em São Bernardo. “A Prefeitura não tem a totalidade dos recursos para construir moradias, ela ajuda com projetos, terreno, infraestrutura, e também não suporta custear sozinha uma rede de Saúde robusta como a de São Bernardo, por isso, a importância dessa atenção que o Governo do Estado tem nos dado em tantas obras, como a construção da Ponte Estaiada”, diz.
Tarcísio ressaltou, ainda, o compromisso Estadual com São Bernardo, tanto no custeio da Saúde municipal como no andamento de diversas obras. “A Saúde de São Bernardo não existe igual. A gente está junto e vai continuar apoiando. Vamos entregar o Parque da Cidadania, que é um espaço não só de lazer e esportes, mas que oferece cursos profissionalizantes. A gente vê todo o esforço para melhorar a infraestrutura da cidade. Parabéns pelo trabalho”, completou.
A cerimônia contou, ainda, com as presenças da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, de vereadores, dos secretários de Habitação do Estado, Marcelo Branco, e de São Bernardo, João Abukater Neto, representantes da Caixa Econômica Federal, além de outras autoridades e da sociedade civil.
POLÍTICA PÚBLICA PARA QUEM PRECISA – A iniciativa foi viabilizada pelo Programa Casa Paulista, do Governo do Estado, na modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA), que concede subsídios às famílias com renda de até três salários mínimos, para adquirirem unidades habitacionais, no âmbito de financiamentos Caixa-FGTS. Este modelo oferece 30 anos para pagar os imóveis, com valor das parcelas que comprometem, no máximo, até 20% dos rendimentos mensais.
“Sem essa ajuda da Prefeitura, da Secretaria de Habitação, e do governo eu não teria conseguido nunca comprar a minha casa. Tentei de todas as formas e nada. Não vejo a hora de me mudar, o mais rápido possível, para sair do aluguel”, comemora a técnica em enfermagem Célia dos Santos, 36 anos, que irá morar no Residencial Cooperativa I com o marido e dois filhos.
ESTRUTURA – O Residencial Cooperativa I é composto por quatro blocos de apartamentos, todos com metragem de 48,5 metros quadrados. As unidades contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Além disso, a área comum dispõe de playground, quadra esportiva e salão de uso comunitário.