Blitz educativa do Maio Amarelo. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Blitz educativa do Maio Amarelo. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Nesta quarta-feira, 05/05, São Bernardo deu às ações da campanha Maio Amarelo 2021, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a necessidade de reduzir os índices de acidentes no trânsito. Neste ano, com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”, a iniciativa realizada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas promoverá ao longo do mês blitz educativas nos principais corredores viários do município para alertar pedestres, motoristas e ciclistas sobre a importância de adotar práticas seguras no trânsito.

Prefeito Orlando Morando participou do lançamento da ação ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e do diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, Ivan Vianna. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A primeira delas, promovida nesta manhã no cruzamento da Avenida Kennedy com a Rua Continental, foi acompanhada de perto pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e do diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, Ivan Vianna. No local, agentes do Centro de Reflexão de Trânsito de São Bernardo realizaram ação educativa nos semáforos com abertura de faixas informativas e bate-papo com pedestres e motoristas.

Na oportunidade, Morando ressaltou a necessidade de as pessoas terem mais empatia ao transitar na cidade. “A segurança no trânsito tem sido o mote desta gestão desde o início. Em 2020, por exemplo, tivemos uma queda significativa de 30% nas mortes no trânsito. Resultado este que mostra que as melhorias e os investimentos promovidos no sistema viário da cidade têm surtido efeito. No entanto, não podemos esquecer que, acima de tudo, todos precisamos ter empatia com o próximo, se colocando no lugar do outro, para termos um trânsito mais seguro”, destacou o Prefeito.

Outras ações

 Além da blitz em corredores viários, o Maio Amarelo contará com campanhas digitais voltadas à educação de trânsito para pedestres, motoristas e ciclistas nas redes sociais da Prefeitura, além da instalação de materiais de divulgação em postos de vacinação contra a Covid-19, onde diariamente centenas de moradores têm circulado.

Investimento

Paralelo a isso, a Prefeitura de São Bernardo segue dando sequência ao amplo processo de modernização do sistema viário da cidade com a criação de corredores exclusivos de ônibus, além da instalação de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos da cidade.

Atualmente, o município conta com oito corredores de ônibus (Alvarenga, São Pedro, Galvão Bueno, Castelo Branco, Rotary, Anchieta-Imigrantes, João Firmino e Rudge Ramos) e mais de 10 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas.

De 2017 a 2020, a Prefeitura de São Bernardo entregou ainda quatro grandes obras Mobilidade Urbana. São elas: Viaduto Mamãe Clory, Complexo Castelo Branco, Viaduto da Praça dos Bombeiros – batizado de José Gomes da Silva -, e Complexo Tereza Delta. Juntas, as obras receberam investimento superior de R$ 350 milhões, proporcionando mais rapidez e segurança aos motoristas e demais modais.