Projeto na Biblioteca estará disponível em até 90 dias. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Projeto na Biblioteca estará disponível em até 90 dias. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

São Bernardo dá mais um importante passo na era da modernidade. Nesta segunda-feira, 14/02, o prefeito Orlando Morando anunciou a reorganização do espaço onde hoje funciona a Biblioteca Municipal Manuel Bandeira, no bairro Baeta Neves, para receber um centro de referência em jogos eletrônicos.

Em visita ao equipamento público, localizado em área anexa ao Centro Recreativo Esportivo e Cultural (CREC) Deputado Odemir Furlan (Baetinha), Orlando destacou que o projeto pioneiro, fruto de parceria entre as secretarias de Esportes e Lazer e Cultura e Juventude, estará disponível para a população no prazo de até 90 dias. “Vamos reunir, em um mesmo local, a biblioteca já existente, área para games e cultura geek, ampliando o acesso das pessoas à cultura e ao esporte ao mesmo tempo em que oferece atrativos para toda a família”, comentou o Prefeito.

Prefeito Orlando Morando vistoriou o espaço ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Conforme explica o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, o espaço terá uma arena de e-sports, com PC gamers de última geração para que possam ser realizados torneios de games que são sucesso da atualidade, como é o caso de League of Legends, Valorant, Counter-Strike e outros.

Estrutura e inovação

O local também contará com consoles para os munícipes desfrutarem de competições de jogos como Just Dance, Fifa, Rocket League, Fortnite. “Também teremos um museu do videogame, um local que promoverá um verdadeiro encontro de gerações, onde pais e filhos poderão curtir jogos do Atari, Mega Drive, Super Nintendo e mais outros videogames retrô”, destaca.

Além disso, o espaço irá valorizar a cultura geek. Os amantes deste estilo terão à disposição mesas digitalizadoras para ilustração, além de coleções de gibis e HQs e mesas para jogos de RPG. O espaço também terá forte apelo sustentável, com informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), economia circular e conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico. O local também será um ponto de entrega voluntária (PEV) de e-lixo.

Secretária de Cultura e Juventude, Lígia Ramos ressalta que essa reorganização é fundamental para valorizar e ampliar o acesso dos munícipes aos equipamentos públicos, em especial os culturais. “A Biblioteca Manuel Bandeira conta, hoje, com acervo de mais de 22 mil títulos e recebe uma média de 280 visitantes por mês. Com essa transformação, vamos oferecer mais opções culturais e esportivas à população”, diz.