Ao todo, 35 agentes da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires estarão aptos a operar sistema Foto: Gabriel Mazzo

Agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires participaram na manhã desta sexta-feira (3) de treinamento para operar os programas da Muralha Paulista, sistema do Governo do Estado que aperfeiçoa o Detecta. O curso ocorreu na sede da Guarda.

O treinamento foi realizado por integrantes da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo, que detém parte da tecnologia e também da operação do programa. Conforme informações da GCM de Ribeirão Pires, 35 agentes estarão aptos a operar o sistema, que tem objetivo de aumentar a vigilância da cidade.

“Vamos blindar Ribeirão Pires. Vamos passar a utiliza o programa da Muralha Paulista, que é um avanço do Detecta. Esse é um passo importante para a segurança pública da cidade. Os totens inteligentes que instalamos pela cidade vão estar integrados ao sistema estadual e a ideia é utilizar outras câmeras espalhadas pelo município”, declarou o prefeito da Estância, Guto Volpi.

O prefeito explicou que num futuro próximo até câmeras utilizadas por comerciantes poderão integrar o Muralha Paulista. O principal avanço em relação ao Detecta é que o novo programa contará com identificação facial, o que vai dar agilidade à GCM na hora de reconhecer um suspeito que esteja entrando na cidade. Além disso, o programa também é integrado ao Córtex, do Ministério da Justiça.

“Este é um sistema muito moderno e muito eficaz. Com certeza vai facilitar a atuação da GCM na cidade. Com todas as câmeras interligadas, o raio de ação aumenta e o tempo de reposta da nossa guarda é mais rápido”, disse o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Sandro Torres.

Desde 2021, a Prefeitura iniciou trabalho para a modernização do sistema de segurança. De lá para cá, o número de câmeras de videomonitoramento subiu de 36 para 100 equipamentos.

Nove totens inteligentes de videomonitoramento foram instalados pela Prefeitura em pontos específicos de Ribeirão Pires para ampliar o alcance da captação de imagens que são monitoradas pela GCM da Estância, dentro do programa municipal Escudo Digital. Somente com os totens a cidade ganhou 36 novas câmeras de segurança.