Luciano Eber, Orlando Morando e Marcelo Lima. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Luciano Eber, Orlando Morando e Marcelo Lima. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Com nova expansão do plano de modernização da iluminação pública, a Prefeitura de São Bernardo ampliou o programa Mais Luz a 16 vias na região do Parque Los Angeles. Focada na eficiência, a medida aplicada pela administração beneficiará 5,7 quilômetros de extensão de ruas e avenidas, contempladas no Los Angeles e Jardim Nova Canaã. No local, será efetivada a substituição de 170 luminárias por lâmpadas de tecnologia em LED.

O investimento envolve o valor de R$ 272 mil, provenientes de verbas municipais, com impacto voltado à economia e segurança na região, próxima ao Batistini. Entre as vias favorecidas estão as ruas João Saldanha, José Cardoso, Octavio Edgard de Oliveira, Amabile Massini Ortega, Romanos e Apóstolos. O anúncio foi feito no local pelo chefe do Executivo, acompanhado do vice-prefeito Marcelo Lima, além do secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, e do adjunto da pasta, Mauro Valeri.

“Começamos a implantar o Mais Luz no Parque Los Angeles e Nova Canaã, programa que visa investir na iluminação em LED e trará grande vantagem desta vez a 16 ruas da região. O sistema de implementação em LED gera economia de 50% na conta de energia elétrica e clareia 50% a mais, o que proporciona segurança a pedestres e motoristas, além de valorização do bairro. É ação direta de gestão pública para favorecimento da população de todo o entorno”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A conclusão da instalação do Mais Luz no local, de acordo com o secretário Luciano Eber, se dará dentro do período de cinco dias, abrangendo tecnologia sustentável e redução imediata na manutenção. Com a ampliação, o programa totaliza mais de 16 mil lâmpadas de LED em São Bernardo – aproximadamente 31% do parque de iluminação, formado por 51,8 mil pontos. O programa já efetuou a implantação do novo sistema em 465 quilômetros de vias, o que abarca as grandes avenidas que cortam a cidade. O projeto vai atingir todo o município até fim de 2024.