A pista de skate Ana Brandão do Parque da Juventude, localizada no Jardim Ipanema, em Santo André, recebeu os obstáculos da pista da grande final da Liga Mundial de Street Skate – SLS Super Crown World Championship. A entrega oficial acontece amanhã, 3, a partir das 9 horas, com a presença do atual campeão da SLS, o andreense Giovanni Vianna.
A cerimônia contará, ainda, com a presença de Eduardo Musa, presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skateboarding); Walcir
Galera, presidente da Associação Andreense de Skate; José Moacir de Freitas Jr., diretor da
Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André; da 213 Sports, representante da
SLS no Brasil, e convidados.
Os corrimãos, hubba e caixotes doados vieram da pista de 670 metros quadrados do Ginásio do Ibirapuera, que foi construída pela California Skateparks e assinada pelo arquiteto paulistano Daniel Oristanio, responsável pelas pistas da SLS no Brasil em 2013, 2018, 2019, 2022 e 2023.
“Estou muito feliz que agora todos os obstáculos serão entregues na pista do Ana Brandão. Tenho certeza que a galera vai curtir e aproveitar para andar muito mais de skate por lá”, diz Giovanni Vianna, 22 anos, após conquistar o segundo lugar no pódio na etapa do SLS San Diego (Califórnia) no dia 20 de abril.
Apesar de a pista ser municipal, todas as melhorias aconteceram por intermédio da própria
comunidade de skate da região. Quem está à frente é o pai de Giovanni, Walcir Galera,
presidente da Associação Andreense de Skate, que construiu e instalou os primeiros obstáculos na pista em 2007, quando o filho começou a andar na pista.
“Quando Giovanni tinha 4 anos não havia obstáculo para o tamanho dele, então fiz um corrimão e daí para fazer para a pista do Ana Brandão não teve erro. Construí o primeiro com base móvel e fez sucesso. Muitos garotos não tinham condições de pagar um transporte para ir para outras pistas, então fomos fazendo melhorias como dava”, explica.
“Essas não são apenas rampas e corrimãos, são ferramentas para o crescimento e a
criatividade no skate. Ao instalar uma placa que reconhece suas origens, não estamos apenas celebrando a presença da nossa marca, mas também nosso compromisso de deixar
um legado duradouro nas comunidades que tocamos e inspirar a próxima geração de skatistas”, ressalta Matt Cohn, CEO da SLS.