Ao se unir à empresa de tecnologia, a Unidas tem como objetivo principal a melhoria de processos que trarão mais qualidade para o consumidor. Foto: Divulgação
Ao se unir à empresa de tecnologia, a Unidas tem como objetivo principal a melhoria de processos que trarão mais qualidade para o consumidor. Foto: Divulgação

Com o objetivo de internalizar o desenvolvimento e ampliar a disponibilidade de tecnologias que garantam mais segurança, eficiência e conforto aos clientes, a Unidas – líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de veículos do Brasil – anuncia sua fusão com a iTER, empresa de tecnologia catarinense, especializada em rastreamento e telemetria veicular. A união reforça o movimento de transformação tecnológica já em andamento na Unidas. Na prática, a aquisição vai uniformizar a operação entre hardware e software, concentrando a conectividade dos dispositivos monitorados em uma única plataforma.
A arquitetura da solução da iTER é baseada em microservices, onde cada função do sistema é isolada e especializada em determinada tarefa a ser executada, favorecendo a flexibilidade de execução da solução, com mais estabilidade, facilidade de uso e alta escalabilidade.
“A ideia de trabalhar junto à iTER é melhorar a qualidade do serviço que oferecemos, aperfeiçoando o funcionamento dos recursos de telemetria e rastreamento”, explica Luis Fernando Porto, CEO da Unidas. “Embora ainda jovem no mercado, a iTER é uma empresa com uma operação já robusta e visão de negócio alinhada à da Unidas, de foco na melhoria constante da experiência do cliente”, informa o executivo. Com a aquisição, ocorre a internalização do desenvolvimento e maior ganho na disponibilização das soluções, melhorando a experiência dos clientes no uso dos serviços de aluguel das diferentes linhas de negócio.
A iniciativa de embarcar no escopo da Unidas essa plataforma de tecnologia e esse conceito de melhoria continua trará aos clientes também ganhos diversos e maior acesso à informação. “Os clientes passarão a ter acesso rápido e fácil a dados mais precisos e qualificados da disponibilidade dos carros, benefício crucial na jornada de uso do serviço de aluguel”, comenta Luis Fernando Porto. Ele destaca ainda que, internamente, a Unidas conseguirá ter melhor controle de frota e informação sobre o deslocamento dos veículos, acrescentando mais tecnologia e inteligência aos processos.
A iTER está há cinco anos no mercado e conta com uma carteira com mais de 430 clientes e mais de 200 mil veículos rastreados. A empresa acumula um crescimento de receita superior a 800% desde a sua fundação e enaltece o papel da Unidas no fortalecimento do negócio. “Vamos conseguir escalar de forma considerável a nossa solução, então a entrada da Unidas significa o aumento da nossa capacidade de atender ao crescente anseio dos clientes por mais previsibilidade e segurança nos serviços de mobilidade veicular”, afirma Jairo Abreu, CIO da iTER.