Central do Trabalho e Renda de São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Central do Trabalho e Renda de São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Com a criação de 1.896 postos de trabalho formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira, 01/07, pelo Ministério da Economia, a cidade de São Bernardo liderou a geração de empregos na região do Grande ABC em maio. Ao todo, foram 9.331 admissões, contra 7.435 desligamentos no período. No acumulado do ano, São Bernardo também lidera na região, com 6.003 carteiras de trabalho assinadas.

O setor de serviços foi o destaque no mês, com saldo de 1.094 postos de trabalho (5.812 admissões e 4.718 demissões), seguido por comércio (saldo de 571), construção civil (saldo de 143) e indústria (saldo de 91). Na avaliação do prefeito Orlando Morando, o resultado para o mês de maio demonstra que o setor econômico já dá sinais de retomada, após meses de dificuldades em razão da pandemia de Coronavírus.

“O setor produtivo e de serviços aos poucos está recuperando o fôlego. Prova disso são os importantes anúncios de investimentos do setor privado na nossa cidade nas últimas semanas que deverão ampliar ainda mais a oferta de vagas de emprego em nossa cidade”. Somente em junho, foi anunciada a chegada da Havan à cidade, que abrirá as portas de sua primeira loja em agosto, gerando 200 novos empregos. A Sanca Galpões também escolheu o município para a instalação de seu segundo Centro Logístico, denominado Imigrantes 2, com investimento de R$ 150 milhões em 2022, e que vai gerar cerca de 2.000 empregos.

No último mês, São Bernardo também ganhou a primeira loja da rede Oba Hortifruti, que propiciou a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho no município, além da Rede Joanin, que vai abrir novo centro de distribuição que vai gerar 250 novos empregos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, São Bernardo tem se mostrado uma cidade segura para empresas apostarem e investirem, gerando emprego e renda. “No primeiro quadrimestre do ano, registramos a abertura de 5.822 novas empresas na cidade, o correspondente a 48 por dia”, destacou.

Feira virtual de emprego

Com intuito de alavancar ainda mais a geração de empregos na cidade, entre esta segunda e quarta-feira (28 e 30/06), a Central de Trabalho e Renda (CTR) realizou feira virtual de emprego, com oferta de mais de 2.500 vagas de trabalho nos setores da indústria, comércio e serviços, em mais de 20 empresas do município. Cerca de 17 mil pessoas se inscreveram na ação. A agência pública do município atua junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630-7618.