Evento, que ocorrerá nesta sexta-feira no Teatro Elis Regina, visa o fomento de negócios encabeçados pelo público feminino- Foto Gabriel Inamine/PMSBC

Em ação de fomento e fortalecimento de negócios chefiados pelo público feminino na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, lança nesta sexta-feira (10/2) o Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento segmentado, que se dá em parceria conveniada com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tem horário e local marcados: às 19h, no auditório do Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900, Assunção).

O encontro, encabeçado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, por meio da Sala do Empreendedor, servirá como pontapé do programa, visando reforçar a rede feminina de São Bernardo, além de incluir na grade a oficina “Sebrae Delas”, iniciativa voltada a estimular o crescimento de negócios liderados por mulheres, valorizando a habilidade e competência das participantes do projeto. A expectativa é que a ação atraia cerca de 400 mulheres.

A Sala do Empreendedor elabora grade de cursos e mentorias para impulsionar novos negócios- Foto Gabriel Inamine/PMSBC
 

A programação do encontro vai contar ainda com apresentação da AME SBC, associação de mulheres empreendedoras de São Bernardo, um pocket show da cantora local Rafaella Lira, palestra da empreendedora e influenciadora digital Thatá Perrony e sorteio de brindes fornecidos pelas próprias empreendedoras, bem como incentivo ao conceito de proporcionar ambiente de networking entre o público-alvo.

“São Bernardo tem uma grande rede de mulheres empreendedoras, que participam ativamente dos cursos de capacitação e qualificação profissional. Com o encontro, nós iremos promover ainda mais a abertura, manutenção e crescimento de negócios na cidade, movimentando um ciclo importante para aceleração da atividade econômica”, sustentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami.

Com ecossistema considerado positivo para receber investimentos, São Bernardo tem catalogado lista extensa de abertura de empresas. O município computou 20.367 novas firmas em 2022, o equivalente a média de 1.697 por mês, conforme levantamento do painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal. O principal registro de natureza jurídica de novas empresas na cidade trata de MEIs (Microempreendedores Individuais), que respondem por 15.438 (75%) das firmas abertas.

FOMENTO – A Sala do Empreendedor de São Bernardo está inserida como uma das unidades públicas pilares por esse fomento de MEIs na cidade, o que envolve desde a elaboração de grade de cursos a mentoria para impulsionar os negócios locais. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h e das 13h às 17h, no andar térreo do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).