Prefeitos da região do ABC. Foto: Helber Aggio/PSA
Prefeitos da região do ABC. Foto: Helber Aggio/PSA

Uma assembleia extraordinária do colegiado de prefeitos, realizada nesta sexta-feira, 04/06, decidiu que o Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai reiterar pedido ao Governo do Estado sobre o critério utilizado para a divisão das doses de vacinas contra Covid-19 enviadas para cada município.
De acordo com levantamento feito pela entidade regional, houve no Grande ABC variação significativa entre o número de doses enviadas em relação ao que foi estimado com base no critério populacional.
Conforme estimativas de população informadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), também disponíveis no sistema de indicadores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), houve envio de 30% a 40% a menos de doses em alguns casos.
O colegiado de prefeitos solicita que seja informado qual o critério utilizado para a divisão das doses enviadas para cada município, informando se foi usado o critério populacional ou outro equivalente, e se o mesmo critério será utilizado para o envio dos próximos lotes de vacinas.
“A vacina é a única arma efetiva para vencermos a guerra contra o vírus. As prefeituras do Grande ABC estão realizando um trabalho intenso para imunizar a nossa gente, protegendo cada vez mais munícipes e salvando vidas”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.