Praça Parque José Fontoura. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Praça Parque José Fontoura. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A dona Alice de Freitas Del Santi, de 66 anos, aguardava com grande expectativa a chegada do programa Praça-Parque à Praça José Fortuna, bem próxima à sua casa, no Jardim Independência. A espera terminou na manhã deste sábado (20/02), quando o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou a recuperação do espaço e a sua integração à iniciativa, uma das mais exitosas de sua gestão. O chefe do Executivo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e vereadores da base aliada.

Atualmente, o programa Praça-Parque conta com 43 unidades inauguradas e duas com obras em andamento. O espaço no Jardim Independência deve se tornar a 46ª implantada. “Há muito tempo esperávamos a recuperação deste espaço. Trazia minhas duas filhas para brincar aqui quando pequenas. Hoje, infelizmente, não posso fazer o mesmo com as minhas duas netas”, lamentou.

Prefeito Orlando Morando esteve no local do lado do vice, Marcelo Lima e de moradores do bairro. Foto: Gabriel Ianimine/PMBSC

Para o prefeito Orlando Morando, o diferencial do programa Praça-Parque é justamente a apropriação do espaço pelos moradores, logo após a sua inauguração. “Quando a iniciativa foi desenvolvida, há quatro anos, entendemos que o antigo conceito de praça não funcionava mais. Tornou-se um local inseguro para a população. Com a Praça-Parque, o espaço é fechado com o gradil e a chave fica com os moradores. São eles que determinam o horário de abertura e fechamento. No início de nossa gestão, inauguramos a primeira unidade no Largo da Cohap, no bairro Assunção. Voltei lá no fim de 2020. O espaço continua bem conservado e frequentado por gente de bem”, disse.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Lima, para o êxito do programa no bairro, é fundamental que a população se aproprie do espaço. “Os moradores precisam se apoderar da praça, trazer filhos e netos para frequentar. Nosso compromisso, após a entrega, é podar as árvores, cortar grama e fazer a manutenção da iluminação. O resto é com a população”, afirmou. O departamento de Parques e Jardins, que coordena a recuperação da praça, sugere que o horário de funcionamento seja das 6h às 22h, mas a definição é feita pelos moradores.

Estrutura

 Com investimento de R$ 500 mil com recursos próprios da Prefeitura, a praça vai ganhar pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço pet, área de convívio, reforma da quadra esportiva, com alambrados, melhorias na iluminação e fechamento do espaço em gradil, com dois portões. Os moradores terão contato direto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Caso haja frequentadores que não queiram respeitar o horário de fechamento estipulado pela população, a GCM poderá ser acionada. A previsão de entrega do espaço é de 120 dias.