Dezessete futuras mamães conheceram a maternidade, onde em breve, terão seus bebês e ganharam kits de berço- Fotos Eric Romero / PMSCS

 A Secretaria de Saúde de São Caetano levou na quarta-feira (24/4) o primeiro grupo de mães participantes das oficinas com temas que envolvem saúde da mulher na gestação, parto e puerpério, para conhecer a maternidade onde, em breve, terão seus bebês. Na ocasião, o Fundo Social de Solidariedade ofereceu kits de berço e deu orientações sobre a entrega de enxovais.

 Ao todo 17 mães e acompanhantes realizaram essa visita monitorada à maternidade, onde puderam tirar todas as dúvidas sobre o parto, conhecer o espaço e a equipe que irá atendê-las.  Essa foi a primeira turma a concluir a oficina, que teve início em 2023 após capacitação de toda rede. 

 Em julho de 2023, a Casa da Gestante realizou capacitação de todas as equipes de Atenção Básica com Estratégia Saúde da Família (ESF), divulgando o segmento de atenção à gestante, bebê e puérpera nas UBSs. “O índice de mortalidade infantil está diretamente ligado à qualidade da assistência oferecida às gestantes. Para que possamos continuar atingindo níveis preconizados pela Organização Mundial de Saúde, reorganizamos a linha de cuidado às gestantes, envolvendo toda a rede para que a mulher possa receber assistência de qualidade durante todo o pré-natal, até o parto e puerpério”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

 As gestantes passaram a contar com acolhimento de foco educativo, com a oferta da oficina “40 semanas transformadas pela Educação em Saúde na Gestação”, realizada por enfermeiras, na Casa da Gestante. O objetivo é fornecer acolhimento, amparo e ensino a todas as mulheres que passam pela gestação, assim como a seus familiares, oferecendo conhecimento e suporte para atravessar o período gestacional.

 As temáticas são divididas em trimestre gestacional. As duas primeiras oficinas, para grupos do primeiro e segundo trimestres, abordam questões desde o início do pré-natal à preparação da mulher para amamentar. Já no último trimestre são abordados temas ligados ao final da gestação, como sinais e sintomas do parto, cuidados no pós-parto, além de apresentar os serviços ofertados pela Casa da Gestante, local que elas passarão a frequentar com seus bebês durante o puerpério. 

 “Ao saírem da maternidade, as puérperas são encaminhadas para a Casa da Gestante para a primeira consulta do bebê. No espaço, além dos cuidados com o recém nascido, a mãe tem acesso ao ambulatório de amamentação e suporte para possíveis intercorrências como pega correta, lesões no mamilo e apojadura (descida do leite), entre outras”, explicou Regina Maura.

 As mães que participaram da primeira visita monitorada receberam kits para berço, doados pelo Fundo Social de Solidariedade. “Todas as mães que fazem pré-natal na rede recebem do Fundo Social de Solidariedade um kit de enxoval e a bolsa da maternidade. A partir do 7º mês de gestação ele pode ser retirado na sede do Fundo Social (Rua Antonio Bento, 140)”, explicou a diretora Cida Ros. 

A próxima turma terá início no dia 8 de maio e o encaminhamento das mamães é feito pela Unidade Básica de Saúde, onde realizam o pré-natal.