A equipe de Orientação da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo elaborou e disponibilizou aos coordenadores das escolas municipais Guia de Planejamento Pedagógico para este ano letivo de 2022. O documento norteador contribuirá no desenvolvimento de ações com os alunos e integra as medidas para a recomposição de possíveis defasagens no aprendizado.
“Apesar do empenho dos profissionais da Educação no último ano, tanto no ensino remoto, quanto na retomada ao formato presencial, identificamos que parte dos estudantes apresenta dificuldades. Por essa razão, iniciamos sondagens para avaliar o nível de conhecimento dos alunos e estamos intensificando o trabalho para recompor conteúdos, de acordo com a necessidade pedagógica de cada criança ou jovem de nossa rede”, avaliou a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Rosi Ribeiro de Marco.
O Guia de Planejamento Pedagógico (GPP) foi elaborado para subsidiar a orientação dos professores da rede municipal, especialmente em relação ao acolhimento dos estudantes, adaptação ou readaptação ao ambiente escolar e sobre o processo de sondagem do nível de conhecimento dos educandos.
Além do Guia, a Secretaria de Educação está trabalhando na aplicação de sondagem, na realização de encontros formativos com as equipes pedagógicas, no suporte às unidades escolares, na reestruturação da sistematização do acompanhamento dos níveis de alfabetização dos alunos do 1° ao 3° ano, na intensificação do Programa de Incentivo à Leitura e na implantação de Programa de Aprendizagem Ativa.