Sistema de drenagem vai ajudar no escoamento das chuvas e acabar com lâminas de água na região central de São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Sistema de drenagem vai ajudar no escoamento das chuvas e acabar com lâminas de água na região central de São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Nesta quarta-feira, 16/02, o prefeito de São Bernardo vistoriou a etapa final das obras de canalização do Córrego dos Lima, localizado entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Ao todo, foram investidos R$ 6,2 milhões nas obras de drenagem, que envolveram uso de 120 toneladas de aço, 1.000m³ de concreto e escavação de 5.000 m³. Na prática, as intervenções vão eliminar pontos de alagamentos na Jurubatuba e na Avenida Newton Monteiro de Andrade.

As obras integram as intervenções de macrodrenagem, no escopo do contrato de implantação do corredor Leste-Oeste. Além da drenagem, a Avenida Newton Monteiro de Andrade tem passado por intervenções de melhoria viária. A avenida será duplicada, passando a contar com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo de ônibus. Nesse projeto, foram aplicados R$ 12 milhões em investimentos.

Além do prefeito, estiveram presentes na vistoria os secretários de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e de Administração e Inovação, Kiko Teixeira, além de responsáveis pela obra. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Durante a visita ao canteiro, o prefeito cobrou celeridade na conclusão das intervenções aos técnicos da empresa responsável pelas intervenções. “Nós estamos em um período de fortes chuvas e, por isso, estamos trabalhando com muita firmeza e agilidade para que São Bernardo não volte a ter aquele passado triste com as enchentes que tanto castigaram nossa cidade”.

Sobre

O Córrego dos Lima é um dos principais canais responsáveis pela drenagem da região central de São Bernardo. A canalização permitirá a ampliação da vazão de água do córrego em três vezes. Ao todo, são 305 metros de extensão do ribeirão, sendo 175 metros de canal aberto e outros 130 metros de galeria fechada.

Infraestrutura

Com mais esta finalização, São Bernardo viabiliza novo mecanismo para o sistema de drenagem. Em 2019, foi instalado o Piscinão do Paço, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, e que encerrou os problemas ocasionados pelas fortes chuvas.