O animal foi encontrado dentro da casa de uma munícipe. Foto: Divulgação/PMETRP
O animal foi encontrado dentro da casa de uma munícipe. Foto: Divulgação/PMETRP
A cobra segue em observação até ter condições para voltar à vida selvagem. Foto: Divulgação/PMETRP

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, capturou no último domingo, 24/04, uma cobra boipeva, na Vila Sueli. O animal foi encontrado dentro da casa de uma munícipe e tinha uma pequena lesão na cabeça. A cobra está em observação e será introduzida à natureza assim que estiver em boas condições de saúde.  

A Secretaria de Meio Ambiente pede que, ao avistar um animal silvestre fora da mata, principalmente cobras, a pessoa não interaja e não se aproxime do animal e acione imediatamente o departamento, por meio dos telefones: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp. 

Cobra boipeva

Também conhecida pelos nomes de achatadeira, cobra-chata, boipeba, cabeça-chata, capitão-do-campo, capitão-do-mato, chata, goipeba, jaracambeva, jararacambeva, jararacuçu-tipiti, pepéua. O seu revestimento é composto por escamas escuras cinzentas ou avermelhadas, com desenhos amarelados. A espécie é muito comum por toda a América do Sul.