Hoje, 10 de setembro, é comemorado o dia mundial de combate ao suicídio . Foto: Divulgação
Hoje, 10 de setembro, é comemorado o dia mundial de combate ao suicídio . Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 10 de setembro é lembrado o dia mundial de combate ao suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio e também pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Com dados levantados através da Associação Brasileira de Psiquiatria, a Saúde de Ribeirão Pires elucida alguns mitos sobre o tema.

É mito que quando uma pessoa pensa em se suicidar terá risco de suicídio pelo resto da vida. O risco de suicídio pode ser eficazmente tratado e, após isso, a pessoa não estará mais em risco.

É mito que as pessoas que ameaçam se matar, não farão isso, querem apenas chamar atenção. A maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte. Boa parte dos suicidas expressou, em dias ou semanas anteriores, frequentemente aos profissionais de saúde, seu desejo de se matar.

Para o psicólogo Valdir Cézar Guerreiro Santos, do CAPS (Centro de Acolhimento Psicossocial) de Ribeirão Pires, é preciso quebrar também o mito de quem busca ajuda é louco. “Esse é um dos principais mitos que necessitam ser quebrados. A pessoa que busca ajuda especializada está passando por um momento difícil e não sabendo como conduzir certa situação, busca auxílio profissional da saúde mental. Na verdade, a pessoa está sendo é sensata”, explica o profissional.

Ribeirão Pires é uma das cidades da região que oferece um serviço para as pessoas que necessitarem de atendimento relacionado à saúde mental, através dos CAPS:

CAPS AD – Álcool e Drogas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Domingos Benzenuto, 12 – Centro
Telefone: (11) 4827-4509

Centro de Apoio Psicossocial Infantil
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Fortuna, 320 – Centro
Telefone: (11) 4828-1511

Centro de Apoio Psicossocial II – Adulto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Afonso Zampol, 41 – Centro
Telefone: (11) 4824-3025