Além dos cachorros, foram encontrados 85 pássaros, todos serão tratados pela equipe ambiental. Foto: Divulgação/PMETRP
Além dos cachorros, foram encontrados 85 pássaros, todos serão tratados pela equipe ambiental. Foto: Divulgação/PMETRP

Nesta sexta-feira, 18/02, a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires interceptou um canil clandestino com 12 cachorros e 85 pássaros que funcionava na Vila Marquesa. A ação foi realizada por agentes da Pasta e contou com a presença do prefeito em exercício Amigão D’orto, da secretária Andreza Araújo e do vereador Edmar Aerocar. 

Em meio a muita sujeira e fezes espalhadas por todos os cômodos, haviam cães desnutridos, sem água, sem nenhuma comida e com possíveis doenças causadas pelo estado calamitoso do local. Os cachorros eram das raças PUG, Bulldog e Lhasa. Além deles, foram encontrados 85 pássaros entre calopsitas, periquitos-australianos e pixarros, além de duas aves já mortas, mas ainda dentro das gaiolas. 

A casa não possui condições básicas de higiene, podendo causar doenças nos animais que lá viviam. Foto: Divulgação/PMRP

A dona da residência é a mesma que foi detida nesta quinta-feira, 17/02, em Rio Grande da Serra, após uma operação da Guarda Municipal, que fechou um canil clandestino na cidade com 40 animais. 

Animais viviam em condições precárias com cômodos cheio de sujeiras e fezes de animais espalhados. Vídeo:
Divulgação/PMETRP

Os cães salvos serão cuidados pelo departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal juntamente com o Instituto Luisa Mell. Já as aves serão tratadas pela equipe ambiental.

Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números da equipe ambiental para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.