Carlos Fadel, Geraldo Reple, Regina Maura Zetone, Cibele Sequeira, Agnes Ferrari, Carmen Lúcia Simões e José Ramde Uchoa. Foto: Divulgação/FMABC
Carlos Fadel, Geraldo Reple, Regina Maura Zetone, Cibele Sequeira, Agnes Ferrari, Carmen Lúcia Simões e José Ramde Uchoa. Foto: Divulgação/FMABC

Nesta sexta-feira, 18/02, a presidente da Fundação do ABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan, participou de uma reunião na Secretaria de Saúde de São Bernardo com o chefe da Pasta, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. Após o encontro, os dois seguiram para o Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida (HU), onde participaram de tour completo pelas instalações da unidade. Também estiveram na visita a assessora da Presidência da FUABC, Cibele Sequeira, a diretora-geral, o diretor administrativo e a diretora de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, respectivamente, Agnes Mello Ferrari, José Ramde Uchoa e Carmen Lúcia Pimenta Simões, assim como o diretor técnico do HU, Dr. Carlos Antonio Fadel.

Dr. Geraldo Reple Sobrinho e Dra. Regina Maura Zetone Grespan. Foto: Divulgação/FMABC

Entre os temas abordados na reunião estiveram os desafios da pandemia, a importância da agilidade na tomada de decisões e, principalmente, da rápida adaptação dos serviços de saúde ao momento enfrentado.

“Hoje vivemos uma baixa nos casos graves e queda importante no volume de internações por Covid-19. Contudo, a situação já foi oposta e a pandemia tem exigido bastante dinamismo por parte dos gestores públicos. Precisamos entender o momento para aplicar as políticas necessárias, mas também temos que estar atentos às pesquisas, dados epidemiológicos, notícias e previsões, para conseguirmos realizar ajustes rapidamente, conforme avanço ou retrocesso do número de casos”, considera a Dra. Regina Maura.

Nesse ponto, a dirigente salienta a importância da Fundação do ABC no apoio ao Poder Público para o combate à pandemia. “A FUABC atua como parceira estratégica do Governo do Estado e dos municípios, com a agilidade necessária para a abertura de leitos, contratação e treinamento de mão de obra em caso de avanço da pandemia. Da mesma forma, quando os casos diminuem, temos que ter a mesma celeridade para reverter serviços e oferecer outros atendimentos à população, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos públicos”.

Destaque na saúde

O Hospital de Urgência foi inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da Covid-19 em São Bernardo e ganhou nova denominação em 31 de janeiro deste ano, quando passou a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. Desde setembro do ano passado, o equipamento retomou sua vocação inicial de atendimento de urgência e emergência.

Durante a pandemia, o HU salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias desde o seu primeiro dia de funcionamento. Foi o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.