Kit Lego Braille Bricks auxilia no recurso pedagógico inclusivo na alfabetização e letramento. Foto: Divulgação/PMRP
Kit Lego Braille Bricks auxilia no recurso pedagógico inclusivo na alfabetização e letramento. Foto: Divulgação/PMRP

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e os produtos Lego Braille Bricks, capacita professores titulares e especialistas das salas regulares e de recursos com alunos cegos ou com baixa visão, sobre como utilizar a Lego Braille no recurso pedagógico inclusivo na alfabetização e letramento.

Todas as 16 Salas de Recurso da Estância serão contempladas com o novo Kit. Foto: Divulgação/PMRP

A ação conta com 50 gestores de 16 escolas municipais e tem a iniciativa do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social – CPIDES, por meio do ambiente virtual de ensino da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O intuito do programa é promover o ensino de forma lúdica, criativa e inclusiva no processo de pré-alfabetização e alfabetização.

Para tanto, a Fundação Dorina enviou um kit de Lego Braille às escolas que contém salas de recursos, bem como quatro kits às unidades escolares que contém cegos ou baixa visão matriculados. Lembrando que o kit Lego atende às especificidades de crianças, adolescentes e também adultos com deficiência visual (cegos ou baixa visão).