Evento deve movimentar economia regional em R$ 370 milhões. Foto: Divulgação/Pixabay
Evento deve movimentar economia regional em R$ 370 milhões. Foto: Divulgação/Pixabay

Primeiro estudo da série, a Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) Black Friday da Universidade Metodista de São Paulo mostra que o gasto médio programado pelos consumidores do Grande ABC será de R$ 779. Considerando a proporção dos que declararam que realizarão compras nesta sexta-feira promocional, 26 de novembro, e a distribuição entre faixas de renda, a estimativa é de que a data movimente cerca de R$ 370 milhões em compras pela região.   

O valor não necessariamente será gasto no comércio local, dado que esse evento apresenta elevada propensão de consumo por meio digital, onde as promoções tendem a ser maiores e a possibilidade de comparação de preços pelos consumidores são mais amplas e ágeis, considera professor Sandro Maskio, coordenador de Estudos do Observatório Econômico da Metodista, que realiza há uma década as tradicionais PICs de Natal, Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças.

O levantamento relativo aos gastos projetados dos consumidores inclui especialmente a avaliação da despesa média e a propensão à antecipação da compra de presentes de Natal junto a alguns recortes do público do ABC paulista, formado por sete municípios e reunindo 2,8 milhões de habitantes. Mais da metade (57,7%) dos entrevistados estão na faixa de renda entre 3 e 10 salários mínimos. 

Pelo menos 16% dos 250 respondentes afirmaram que não presentearão ninguém no Natal. Entre os que também presentearão no Natal, aproximadamente 48% responderam que não deverão antecipar a compra de presentes na Black Friday. Na outra ponta, quase 11% declaram que deverão antecipar a compra de todos os presentes na Black Friday, data que desde meados da última década ganhou popularidade no Brasil impulsionada pelas expectativas de descontos nos preços. 

A íntegra da PIC Black Friday pode ser acessada em https://bitlybr.com/KDSF3H