Ação faz parte do Programa
Ação faz parte do Programa "Desafios da Inovação da Google News Initiative". Foto: Divulgação

O prazo final para as inscrições do 2º Desafio da Inovação da GNI para a América Latina está chegando. Organizações de notícias latino-americanas têm até o dia de 3 de maio, próxima segunda-feira, para inscreverem seus projetos. As ideias selecionadas poderão receber até R﹩ 1 milhão da Google News Initiative.
Confira mais informações abaixo:


Google abre inscrições para Desafios da Inovação na América Latina
Em sua segunda edição, programa apoia financeiramente projetos inovadores em busca de um ecossistema mais sustentável e diversificado no jornalismo

Sobre
A Google News Initiative abriu em março as inscrições para a segunda edição do Desafios da Inovação para a América Latina, programa que financia projetos focados em novos modelos de negócios e novos produtos, para avançar assim em direção a um ecossistema mais sustentável e diversificado.
As inscrições vão até o dia 3 de maio. O Desafios da Inovação da GNI para a América Latina está aberto a organizações de todos os tamanhos – nativos digitais, startups, ONGs, rádios, organizações de notícias tradicionais, freelancers e empresários independentes.
O Desafios da Inovação (Innovation Challenges) é mais um programa da Google News Initiative, esforço global da empresa para construir um futuro mais sólido para o jornalismo. Por meio deles, são financiadas propostas de organizações latino-americanas de notícias para projetos que ajudem a construir um ecossistema mais sustentável para notícias digitais na região.
Os projetos selecionados receberão do Google até US﹩ 250 mil podendo cobrir até 70% do custo total do projeto. Em caso de dúvidas, candidatos podem enviar perguntas para latamgnichallenge@google.com. Especialistas da GNI também responderam a perguntas durante uma live realizada no dia 23 de março. 


Quem já passou pelo Desafios da Inovação?
Em sua primeira edição em 2019, o Desafios da Inovação recebeu mais de 300 inscrições e selecionou 30 projetos. No Brasil, os escolhidos da primeira edição foram os seguintes:
Radar Aos Fatos: em sua versão beta, o Radar Aos Fatos mapeia e reúne em uma só plataforma redes de conteúdo de baixa qualidade sobre COVID-19, além de padrões de linguagem com potencial desinformativo na internet.
Radar do Congresso: plataforma do Congresso em Foco de jornalismo de dados traz um amplo conjunto de informações sobre congressistas brasileiros como seu perfil, histórico de votações, propostas, gastos, discursos, patrimônio e desempenho em eleições.
Cruza Grafos: projeto da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) inclui criação de uma ferramenta que permite explorar conexões entre empresas, instituições e pessoas públicas. A plataforma é disponível ao público geral, mas se volta, principalmente, a contribuir com o trabalho de jornalistas dedicados a trabalhos investigativos.
Elas no Congresso: projeto desenvolvido pela AzMina monitora como cada deputada(o) e senadora(o) tem atuado em leis relevantes que tratam sobre direitos das mulheres brasileiras, incluindo um ranking das parlamentares mais favoráveis à causa no país.
Reload: o projeto, formado por um consórcio de dez organizações jornalísticas – ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil -, busca levar informação ao público jovem por meio de formatos inovadores, guiados por dados. Saiba mais sobre o Reload aqui .


A gerente de projetos da AzMina, Bárbara Libório, conta as mudanças positivas para o negócio: “No último ano aprendemos sobre o desenvolvimento de tecnologia e gestão de produtos no jornalismo, nos unimos a organizações que advogam por dados abertos para comunicação, nos tornamos referência sobre o monitoramento de direitos no Congresso e, principalmente, no cenário de inovação no jornalismo. Tudo isso não teria sido possível sem a Google News Initiative.”

Natália Viana do Canal Reload afirma que “o Desafio de Inovação se tornou um edital fundamental para o jornalismo no continente, porque fomenta a inovação das mais variadas formas”. “O projeto Reload jamais existiria sem o apoio da GNI. E desde a sua fundação, há 6 meses, já criamos uma variedade de formatos de storytelling sem precedentes”, diz.
Para mais informações sobre o Desafios da Inovação da Google News Initiative, consulte o site do programa .