Aplicativo facilita a busca por companhias de viagens. Foto: Divulgação
Aplicativo facilita a busca por companhias de viagens. Foto: Divulgação

O PINGUIM, aplicativo de turismo que conecta pessoas que buscam companhia para viajar, tem funcionado como um bom termômetro do turismo no Brasil. Após meses de isolamento social, as pessoas voltaram a organizar suas viagens e, neste momento, estão escolhendo os melhores destinos para curtir as festas de final de final de ano.

“Analisando os dados de busca dos usuários, é possível perceber um aumento muito grande na procura por viagens próximas aos grandes centros. As pessoas ainda se sentem mais seguras ao se deslocarem de carro”, comenta Renata Franco, fundadora do app. Ilha Bela e Campos do Jordão em São Paulo; e Búzios, Arraial do Cabo e Paraty no Rio de Janeiro; Capitólio e cidades históricas, em Minas Gerais, estão entre os destinos mais procurados dentro do aplicativo. “De forma geral, há uma tendência na busca pelas viagens nacionais e que permitam atividades ao ar livre”, diz a empreendedora.

Cuidados na hora de viajar: Para a especialista, é importante se atentar aos detalhes na hora de escolher um destino para a próxima viagem. Confira 3 dicas para escolher a sua próxima viagem.

Destinos de natureza: Em primeiro lugar, é preciso evitar o risco de aglomerações. Destinos de natureza e atividades a céu aberto estão entre os mais procurados. Pense em ir para Amazônia, Capitólio, Lençóis Maranhenses, Alter do Chão… Vale lembrar também que pessoas do grupo do risco, como idosos e pessoas com comorbidades, ainda devem evitar viagens.

Analise a hospedagem: A maioria dos hotéis e pousadas tem seguido rigorosos padrões sanitários. Questione os processos de limpeza nas dependências e também a forma como são servidas as refeições, já que muitos hotéis tem optado por oferece-las à la carte, no quarto. Além disso, atente-se ao uso de piscina, academia e restaurante – talvez sejam exigidas reservas prévias. Quando chegar ao hotel, observe se os funcionários e outros hóspedes estão usando máscaras.

Prepare a sua mala: Além de estar de olho no destino e no hotel, é importante que o viajante prepare sua mala com cuidado, incluindo itens básicos de segurança e higiene, como as máscaras (pelo menos uma por dia para viabilizar a troca) e o álcool gel 70%. Lembre-se que viagens de avião costumam limitar a quantidade em 500 ml para voos nacionais e 100 ml para voos internacionais. As companhias geralmente não permitem o embarque de álcool líquido.

Atenção ao horário: Não é novidade que os viajantes precisam estar atentos aos horários de partida de voos e ônibus. No entanto, ocasiões de grande movimento – como final do ano – aliadas ao rígido controle sanitário exigido por uma pandemia, podem fazer o tempo de embarque demorar mais.
Se possível, no caso de viagens aéreas, faça o check-in online. Além de ganhar tempo, você evita o contato desnecessário com outras pessoas.

Seguro viagem: Contratar um seguro viagem que proteja você em qualquer lugar do mundo é muito importante. Antes de fazer a compra, confira se a apólice cobre possíveis gastos com saúde relacionados a pandemias.

Confira se é possível remanejar as datas: Fronteiras e atrações estão em constante movimento de abertura e fechamento. Para evitar contratempos em caso de cancelamento, confira se sua passagem e hospedagem permitem remarcações.

Sobre o Pinguim
Criado em 2019 pela empreendedora Renata Franco, o Pinguim é um inovador aplicativo de turismo que conecta pessoas que buscam companhia para suas viagens. Através de um perfil social, no qual elencam interesses pessoais e estilo de vida, os usuários podem se conhecer usando destinos ou datas de viagem em comum. Para deixar a experiência ainda mais completa, o Pinguim disponibiliza uma área de compras dentro do próprio aplicativo. Neste marketplace exclusivo, agências e operadoras de viagens vendem pacotes e sugerem destinos para os usuários através da inteligência artificial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui