Aeronave da Companha ITA. Foto: Divulgação/Itapemirim
Aeronave da Companha ITA. Foto: Divulgação/Itapemirim

Na noite desta sexta-feira, 17/12, o Grupo Itapemirim informou que por iniciativa própria suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada para que sejam realizadas reestruturações internas e ajustes operacionais. A Companhia informou que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, está ciente da decisão.

Transtornos

O comunicado da Companhia surpreendeu negativamente os passageiros. Segundo a ANAC, até o dia 31 de dezembro, a ITA possuia 513 voos programados. Estes voos sairiam dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Recife (PE) e Salvador (BA). Com a decisão da Companhia, diversos passageiros estão transtornados, alegando que foram informados sobre a suspensão pouco antes de embarcarem.

A frustração foi tanta que houve até protesto no Aeroporto de Guarulhos. Em vídeos divulgados nas redes sociais, passageiros gritam e impedem que viajantes de outras companhias embarquem. Além disso, há filas, tumultos e até mesmo pessoas dormindo no saguão.

O Aeroporto de Guarulhos informou que não houve confusão. No entanto, registros divulgados nas redes sociais dos passageiros demonstram os protestos e insatisfação de quem aguardava o embarque.

Pssageiros protestam em Guarulhos. Foto: Divulgação

Em nota, a Itapemirim lamentou o ocorrido e informou que irá prestar atendimento para todos que foram prejudicados.

“A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A ITA irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos”, disse por meio de um comunicado oficial.

Já a ANAC informou que a empresa deve fazer o reembolso de todos os passageiros. O diretor do Procon-SP explicou que a empresa deve ser notificada na próxima segunda-feira, 20/12, devido ter cancelado os voos sem aviso antecipado, principalmente nesta semana em que muitos viajam para as festas de Natal e Ano Novo.

Já as viagens com transporte rodoviário administradas pela Companhia, seguem normalmente.

Novo comunicado

No início da tarde deste sábado, 18/12, a Companhia publicou a seguinte nota:

“O Grupo Itapemirim informa que tem trabalhado arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.

A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.

A ITA informa que neste sábado havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil.

A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Todos os passageiros devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou diretamente com sua agência de viagem.

Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”.