Atualmente, a rede municipal da Estância conta com 6.800 alunos matriculados- Foto Divulgação

O ano letivo já começou na educação municipal de Ribeirão Pires. Nesta sexta, dia 3, todas as 33 escolas municipais da Estância, junto aos seus mais de 890 profissionais, acolheram os alunos que foram à escola para o primeiro dia de aula de 2023. Ao todo, a prefeitura conta com 6.800 alunos, matriculados nos ensinos de educação infantil e ensino fundamental I e II.

“2023 será um ano de sucesso para a aprendizagem”, comentou a professora da educação infantil da E.M. Valberto Fusari, Roberta Maria Izidoro, que trabalha há 13 anos na rede municipal. “É estimulante voltar à escola após um período tão complicado e recepcionar os nossos alunos, que estão com sede de educação. Queremos dar continuidade às ações positivas de aprendizagem que colocamos em prática em 2022”, contemplou.

Plano de recomposição de aprendizagem, responsável por recuperar o índice positivo de alfabetização, continuará ativo em 2023- Foto Divulgação

Para 2023, é previsto que o recesso escolar aconteça entre os dias 10 e 21 de julho, e entre os dias 18 e 29 de dezembro.

Planejamento para 2023:

No último ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, desempenhou um trabalho focado na recomposição de aprendizagens, devido à defasagem motivada pela pandemia, e no acolhimento psicossocial, que atendeu alunos, profissionais e responsáveis. Dessa forma, alcançou excelentes resultados em ambos requisitos.

O cenário de 2023, para o serviço de Apoio Psicossocial Escolar (APSE), será novo. Diferente dos dois últimos anos, em que o trabalho executado era de tratamento de casos que se desenvolveram durante a pandemia, em 2023 o objetivo da equipe psicossocial será de prevenção. Para isso, a equipe busca estreitar os laços com as 33 escolas municipais da Estância e com a equipe da orientação educacional, além de já ter fortalecido a equipe com novos estagiários.

Já a equipe da orientação dará continuidade ao plano de recomposição de aprendizagens, responsável por recuperar o índice positivo de alfabetização entre alunos do 1º, 2º e 3º ano do fundamental em 2022, fortalecendo encontros formativos adaptados à realidade de cada unidade escolar, com professores auxiliares de alfabetização contratados para o acompanhamento individualizado dos alunos, coleta de dados de leitura, além do constante diálogo com a comunidade escolar.