Para que o período de descanso não se torne uma grande dor de cabeça, é preciso redobrar os cuidados. Foto: Divulgação
Para que o período de descanso não se torne uma grande dor de cabeça, é preciso redobrar os cuidados. Foto: Divulgação

Antes de colocar o pé na estrada, é importante lembrar que em algumas épocas do ano a insegurança aumenta, bem como a quantidade de roubos e furtos. Isso acontece porque ao optar por sair da cidade por períodos mais longos, como é o caso do feriado de Carnaval, o proprietário deixa sua residência vulnerável, que pode vir a ser alvo de criminosos.

Para aproveitar o período de descanso sem preocupações com o seu patrimônio, Marcelo Sol, Gerente de operações de Segurança Patrimonial, separou algumas dicas. Confira:

Contato

Deixe os seus contatos com algum vizinho de confiança, para que ele possa lhe acionar caso aconteça algo durante sua ausência. Atenção: evite divulgar o itinerário de sua viagem para desconhecidos (incluindo compartilhamento em redes sociais).

Luzes

Não deixe, em sua residência, nenhuma luz acesa na tentativa de fazer parecer que tem gente em casa. Além de ser um gasto de energia desnecessário, pode causar um efeito contrário, já que não há razão para os cômodos ficarem iluminados durante o dia. Se optar pela luz acesa em determinados períodos da noite, procure por sistemas automáticos que podem ser controlados remotamente.

Trancas e cadeados

Certifique-se de que as portas, janelas e portões da casa estão bem fechados e evite correntes com cadeados virados para o lado de fora da residência. Para dificultar a invasão, opte por travas extras, cadeados e grades. 

Correspondências

Dependendo do período que irá se ausentar, suspenda a entrega de revistas e jornais.

Sempre

Desligue a chave-geral, o gás e o registro de água para evitar surpresas desagradáveis e acidentes.

Equipamentos de segurança

Caso seja viável, instale equipamentos de alarme ou de monitoramento por vídeo. Também recomenda-se investir em sensores de presença.

Fim da viagem

Ao retornar, caso haja sinais de arrombamento, não entre em casa. Neste caso, chame a polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui