Em parceria com Instituto Votorantim, o sistema de atendimento de Telemedicina Inteligente, da Prefeitura de São Bernardo, completou o primeiro mês de funcionamento, nesta quarta-feira (14/10), com 246 pacientes assistidos pela rede de Saúde.
O mecanismo foi disponibilizado gratuitamente à população, para acesso pelo site do município e pelo aplicativo “SBC na Palma da Mão”, principalmente em demandas relacionadas à pandemia do coronavírus.
A Rede de Saúde já tem trabalhado com a tecnologia de teleatendimento em consultas, por meio do aplicativo WhatsApp. Desta maneira, a cidade amplia os cuidados para frear a expansão de contágio da doença.
De acordo com a análise do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a pandemia mostrou que é possível fazer medicina de qualidade, mesmo à distância.
“Neste primeiro mês, são mais de 200 pessoas que não precisaram ir até uma Unidade de Saúde para receber atendimento, expandindo os nossos serviços para todos os que necessitam, em qualquer lugar de São Bernardo. Agilizamos processos e complementamos o que já é ofertado”, declarou o chefe da Pasta.
Etapas de atendimento
O novo programa oferece o serviço como solução de triagem e utiliza robô para teleorientar pacientes com os sintomas da Covid-19, por meio de etapas. O usuário acessa o site ou o aplicativo e, inicialmente, pode tirar dúvidas. Quando identificado algum risco ao paciente, ele passa a ser monitorado por equipe multidisciplinar durante 14 dias ou pode ainda optar por atendimento via chat ou telefone, também com auxílio de profissionais da Saúde. Se for necessário, o paciente é direcionado para uma teleconsulta, por meio de videochamada com médico.
Centros de Referência
Implantados na mesma data, os dois Centros de Referência complementam as ações de São Bernardo no controle da pandemia de COVID-19. Os equipamentos contabilizaram juntos, neste primeiro mês de funcionamento, 106 atendimentos a casos suspeitos e confirmados de coronavírus.