Foto: Divulgação
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A Super Friday, antes chamada por nós de Black Friday, é a data mais esperada por consumidores e empreendedores, principalmente para as lojas virtuais que tem a média de 16% de crescimento ao ano. E vale ressaltar que este ano superou todas as expectativas de crescimento com a taxa de 48% em relação ao mesmo período de 2019.

O aumento significativo do e-commerce foi possível por conta das mudanças no consumo em decorrência da pandemia. Com o isolamento social, muitos gastos reprimidos que antes eram utilizados com passeios, viagens e restaurantes, foram direcionados para o comércio virtual.

Com isso, a internet teve sua aplicação expandida para diferentes usos, desde aulas, reuniões de trabalho, e principalmente, para o ato de comprar. Ou seja, podemos dizer que este foi o espaço promissor para muitas áreas no meio digital. E claro, o e-commerce também se beneficiou muito desta realidade.

Por isso, é importante prestar atenção na Super Friday, e também, em outras datas comemorativas que podem trazer benefícios para o seu estabelecimento. Atualmente, estamos vivendo em um cenário promissor para muitas áreas, e não seria diferente para diferentes setores da economia e, é por isso, que você precisa preparar seu estabelecimento para esta grande oportunidade.

Sabendo dessas informações é possível se preparar para a data e ter uma participação mais assertiva e um bom desenvolvimento financeiro e reconhecimento do seu empreendimento. Mas para decisões mais assertivas, segue uma lista de ações que podem te ajudar no sucesso desta data:

Pontos que precisam de dedicação no seu e-commerce:

  1. Fazer levantamento dos produtos que mais venderam no mesmo período dos anos anteriores, isso ajuda a organizar o estoque e saber em qual demanda deve investir com mais ênfase.
  2. Utilize a ferramenta Google Trends de pesquisa de palavras para ter conhecimento das palavras-chave mais procuradas na ferramenta de busca, desse modo, é possível saber quais termos são mais pesquisados no site de busca, e ajuda a compreender o seu consumidor.
  3. A partir de então, planejar o estoque baseado nos dados dos anos anteriores e também, das pesquisas realizadas.
  4. Foque no atendimento, disponibilize um canal para tirar dúvidas, e não esqueça de deixar essa rede aberta no pós-venda. Essa comunicação ajuda muito no bom relacionamento, e ajuda a transformar o consumidor em um cliente fiel, além dele indicar o seu estabelecimento para outras pessoas, com base em sua experiência.
  5. A aparência do seu endereço virtual também é muito importante, você precisa “transmitir confiança”, o consumidor precisa sentir confiança no local que está comprando, por isso, deixa em vista o CNPJ da empresa, história e também ative o “Https”, o código de segurança criptografada para que seu consumidor e o Gloogle indexe o endereço como site seguro.
Renato Galletti. Foto: Divulgação
Renato Galletti. Foto: Divulgação

Seguindo essas dicas, você vai ter grandes chances de ter um resultado proeminente nesta Super Friday. Além de ter a oportunidade de renovação de estoque, você pode aproveitar para ter uma análise de quais produtos têm verdadeiras chances de fazer sucesso no natal, e preparar estoque e negociar com seus fornecedores, para que consiga dar um desconto maior para seus clientes e também, uma receita maior para seus negócios.

Sobre o autor

Renato Galletti é gerente de marketing e inside sales da Yapay, unidade de negócios da Locaweb dedicada a transações online.