Monumento de Salvador terá seus quatro elevadores modernizados tecnológica e esteticamente, incluindo portas automáticas- Foto Divulgação

 A Otis Brasil, com sede em São Bernardo, foi selecionada para modernizar os quatro elevadores do histórico Elevador Lacerda em Salvador (BA). O anúncio ocorre no momento em que o local comemora seus 150 anos, em 8 de dezembro. A Otis Brasil faz parte da Otis Worldwide Corporation (NYSE: OTIS), empresa líder mundial na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes.

A modernização trará nova tecnologia e estética para os elevadores, incluindo portas automáticas Prima da Otis, iluminação em LED e instalação de sistema de climatização em todas as cabinas, que contarão ainda com pisos de granito, subteto em aço inox escovado, sistema de viva-voz para comunicação com os passageiros, e novos revestimentos para os painéis laterais e de fundo. As botoeiras internas e de andar do modelo Jade Basic da Otis terão um novo visual com indicadores de posição e direção digital. 

“A história da Otis com o Elevador Lacerda começou em 1930, quando instalamos os elevadores da segunda torre. Desde aquela época, as equipes da Otis também fizeram a manutenção dos equipamentos e mantiveram os passageiros se movimentando com segurança pelo local”, disse Álvaro Netto, Diretor Geral da Otis no Brasil. “Será uma honra modernizar os elevadores desse importante monumento nacional que é o Elevador Lacerda, e garantir sua disponibilidade e eficácia nas próximas décadas.”

Além da modernização dos elevadores, a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio de sua Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), fará uma reforma expressiva na edificação do Elevador Lacerda.

Mais de 7 milhões das 20 milhões de unidades de elevadores instaladas em todo o mundo têm mais de 20 anos – o prazo típico para a atualização do equipamento. A modernização permite que os clientes aprimorem a operação do equipamento com a tecnologia mais recente, melhorem a confiabilidade e a funcionalidade geral do edifício, reduzam o impacto ambiental e mantenham os passageiros em movimento com conforto e segurança.