O animal está saudável e já levado de volta à vida selvagem. Foto: Divulgação/PMETR
O animal está saudável e já levado de volta à vida selvagem. Foto: Divulgação/PMETRP

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento urbano, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou o resgate de um saruê gigante na tarde de ontem, 26/04, que pesava cerca de 4 quilos, na região de Ouro Fino. O exemplar é um dos maiores já resgatados pela equipe, uma vez que, em média, essa espécie costuma pesar até 1,5 quilo.

O saruê foi resgatado no interior de uma escola da região. O animal estava saudável e foi rapidamente reintroduzido à natureza.

Mais de 480 exemplares da espécie já foram capturados em cerca de nove meses de atuação da equipe, porém, nenhum deles tinha esse porte. ”Trata-se de um macho que é de uma das espécies mais comuns em nossa região. Mas, esse, especificamente, é o maior que já resgatamos. É muito importante para a nossa fauna, pois se alimenta de vários insetos, como escorpião, carrapato, aranha, entre outros”, afirmou o biólogo da equipe André Pitta.

Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números do departamento para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.

Saruê

Também conhecido como timbú ou cassaco, a espécie é uma das mais comuns na região. Ele é um animal que acabou se adaptando ao meio urbano buscando alimentos em lixos mal protegidos e moradia em encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, interior de caixas d’água, galinheiros ou telhas mal cobertas na cidade.