Cidade obteve seu melhor desempenho em 11 anos, liderando criação de postos de trabalho no Grande ABC entre janeiro e dezembro. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Cidade obteve seu melhor desempenho em 11 anos, liderando criação de postos de trabalho no Grande ABC entre janeiro e dezembro. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira, 31/01, São Bernardo encerrou o ano de 2021 com saldo positivo de 13.017 postos de trabalho criados Ao longo de todo o ano passado, o município registrou 119.455 admissões contra 106.438 desligamentos. O desempenho foi o melhor da cidade em 11 anos.

No período, o município respondeu sozinho por 35% das carteiras de trabalho assinadas na região do Grande ABC entre janeiro e dezembro. O resultado de 2021 foi puxado, principalmente, pelo setor de serviços, responsável pela criação de 5.941 novos empregos. Na sequência, aparecem os setores de comércio, com 3.833 postos de trabalho gerados; indústria (1.790); e construção civil (1.449).

De acordo com o prefeito Orlando Morando, os dados do Caged consolidam o município como cidade do trabalho e afastam o passado de desemprego vivido durante gestões passadas. “Podemos dizer que São Bernardo virou a página e hoje colhe os frutos de uma política pública voltada ao fomento da economia, atração de empresas e readequação do ambiente para negócios, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda”, sintetizou o chefe do Executivo.

O desempenho no período está em linha com estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que prevê investimentos diretos de mais de R$ 9 bilhões até o próximo ano, gerando até 230 mil postos de trabalho, sendo mais de 46 mil na construção civil.

Indústrias

 São Bernardo foi considerada a melhor cidade do País para fazer negócios na área da indústria, segundo levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Revista Exame. O ranking avalia municípios com mais de 100 mil habitantes, por meio da análise de dez diferentes indicadores. Com ampla política de incentivo à indústria, o município foi o único da região no Grande ABC a figurar no levantamento, ficando à frente de importantes polos produtivos, como Igarassu (PE) e Cubatão (SP).

CTR

A inserção e recolocação no mercado de trabalho em São Bernardo é intermediada pela Central de Trabalho e Renda (CTR), gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. A agência pública oferece serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego e habilitação de seguro-desemprego e fica na Rua Padre Lustosa, 48, no Centro, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 2630-7600/7618.