Equipes da Atenção Básica têm mapeado e entrado em contato com pacientes para informar sobre mutirão da imunização que será realizado neste sábado. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Equipes da Atenção Básica têm mapeado e entrado em contato com pacientes para informar sobre mutirão da imunização que será realizado neste sábado. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

No próximo sábado, 05/06, a Prefeitura de São Bernardo promove o Dia D para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em quem está com o reforço do imunizante atrasado. Para garantir que o público-alvo da ação complete o ciclo de imunização, garantindo assim a proteção contra a doença, equipes da Atenção Básica iniciaram nesta semana mutirão para busca ativa de pacientes que ainda não completaram seu esquema vacinal.

Com apoio de cadastro criado pela Atenção Básica, que monitora a evolução da imunização em São Bernardo, e do sistema Vacivida, do Governo do Estado, equipes das 34 Unidades Básica de Saúde (UBS) do município têm entrado em contato, via telefone, com pacientes que estão com a 2ª dose atrasada, ultrapassando os prazos de 28 dias para a vacina do Butantan e de 12 semanas para a da Fiocruz/Astrazeneca, com objetivo de informar sobre o Dia D e garantir que este público compareça neste sábado no posto de imunização.

Vacinação no Ginásio Poliesportivo. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

De acordo com o prefeito, Orlando Morando, a força-tarefa foi uma medida encontrada pela equipe da Secretaria de Saúde para garantir maior adesão ao Dia D. “É fundamental que as pessoas que não completaram seu esquema vacinal busquem neste sábado nosso posto de vacinação para tomar a segunda dose. Isso porque, a pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes. Por isso, temos mobilizado nossas equipes da Saúde com objetivo de lembrar esses pacientes sobre a importância do Dia D”.

Dia D

A imunização neste sábado será disponibilizada para todos os públicos já contemplados na campanha e que estejam com a segunda dose em atraso. O atendimento será feito das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib (Avenida Kennedy, 1155), por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

Documentos

Para receber a segunda dose, o munícipe, obrigatoriamente, deve apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose, bem como documento de identificação com foto, comprovante de residência e demais documentos exigidos para cada público na primeira etapa da imunização.

Segundo Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde, as pessoas que estiverem com a segunda dose atrasada e já estão com o nome no cadastro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm o direito de realizar a vacinação no Dia D. “As doses de reforço estarão disponíveis para todos que estão com a aplicação em atraso. Não precisa esperar a UBS entrar em contato. É só comparecer no posto de vacinação com os documentos exigidos”.

300 mil doses

Na última quarta-feira, 02/06, São Bernardo atingiu a marca de 300 mil doses aplicadas contra a Covid-19. O número indica que um a cada três moradores com idade acima de 18 anos já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante contra o Coronavírus. Atualmente, o município ocupa a quarta colocação entre as cidades do Estado de São Paulo que mais vacinaram, atrás apenas da Capital, Campinas e Guarulhos.

Vacina contra a fome

 Todos os postos de vacinação de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 16h, com a campanha Vacina Contra a Fome. A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Governo do Estado. A campanha convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.