Município de Santo André. Foto: Angelo Baima/PSA
Município de Santo André. Foto: Angelo Baima/PSA

Nesta terça -feira, a cidade de Santo André recebeu um prêmio em um evento realizado por videoconferência. O município ficou em primeiro lugar no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco.

Prefeito Paulo Serra participa da premiação por videoconferência. Foto: Divulgação/Paulo Serra
Prefeito Paulo Serra participa da premiação por videoconferência.
Foto: Divulgação/Paulo Serra

O levantamento identifica os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente. Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20.

Entre os destaques que justificaram o primeiro lugar está a gestão digital, que resultou na emissão de 569 mil boletos e 360 mil certidões online no ano passado, e também a implantação da plataforma Acto, que permite a emissão de alvarás, certificados e demais documentações relacionadas a empreendimentos.

Outra iniciativa é o serviço de telegestão da iluminação pública, que permite controlar a luminosidade à distância e antecipar manutenções corretivas. Na área da educação, o destaque é a utilização da tecnologia por meio de tablets e celulares por estudantes da rede municipal.

Município também se destaca no uso de tecnologia para prestação de serviços

O levantamento cita ainda os 23 mil usuários mensais do serviço de Zona Azul, que pode ser utilizado de maneira 100% digital, além da gestão no trânsito da cidade, que conta com semáforos inteligentes em 22% dos cruzamentos.

No ranking das “Cidades Amigas da Internet”, Santo André ganhou destaque por ter sido o município com a evolução mais significativa em relação à edição passada, passando da 98ª colocação para a 16ª.

Este ganho em 82 posições de um ano para o outro se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, Santo André passou a disponibilizar na última sexta-feira (21) o licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.