Elisangela Miranda ministrou a palestra sobre TEA realizada no CAPS Infantil. Foto: DECOM/RP
Elisangela Miranda ministrou a palestra sobre TEA realizada no CAPS Infantil. Foto: DECOM/RP

Hoje, 07/04, o CAPS  – Centro de Atenção Psicossocial – Infantil de Ribeirão Pires promoveu palestra em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista), celebrado no dia 2 de abril. O objetivo foi conscientizar os pais e também a sociedade sobre o transtorno.

Ministrado pela fonoaudióloga Elisangela Miranda, a palestra abordou definições do TEA, níveis de autismo e noções de comportamentos que podem sugerir que a criança tenha o transtorno. “Um dos primeiros sintomas notados pelos pais é descoberto logo nos primeiros anos de vida, quando, por exemplo, a criança não reconhece o chamado pelo nome e não demonstra reações a estímulos”, explica a especialista. “Em casos como esses, os pais devem procurar ajuda especializada e, ainda assim, manter o acompanhamento para que o tratamento indicado seja efetivo”, complementa.

Lilian Keli, mãe de um paciente do CAPS, aprovou a palestra. “Essas orientações ajudam as mães a conhecerem um pouco mais sobre o transtorno e lidar com as situações comportamentais das crianças”, falou.