Passeio pela Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, resgata tradições culturais e mantém viva a cultura ferroviária. Foto: Zéto Teloken
Passeio pela Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, resgata tradições culturais e mantém viva a cultura ferroviária. Foto: Zéto Teloken

Até meados do século XX grande parte do deslocamento de cargas e passageiros era feito por vias férreas. Com o tempo o cenário se alterou e os trens foram saindo de circulação. 

Para preservar viva a cultura ferroviária e as tradições dos antepassados italianos que colonizaram a Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, o passeio a bordo da tradicional Maria Fumaça, é uma viagem no tempo. A atração, que percorre 23 quilômetros passando por três cidades, é administrada pelo Grupo Giordani desde 1992, com sua viagem inaugural em 05 de junho de 1993. São, em média, mais de 350 mil passageiros fazendo o passeio a cada ano. 

Apresentações de músicas italianas e gaúchas animam os passageiros. (Foto tirada antes da pandemia). Crédito: Zéto Teloken

O percurso inicia na centenária Estação de Bento Gonçalves, passa pela Estação histórica na cidade de Garibaldi (que completou 100 anos em 2018) e termina em Carlos Barbosa – ou trajeto inverso – e tem duração média de 90 minutos. Nas partidas e chegadas do trem, os passageiros são recebidos com música e muita animação. Dentro dos vagões as apresentações artísticas de música italiana e gaúcha continuam animando os visitantes e compartilhando a forte cultura da região. Na Estação de Bento Gonçalves são servidos suco de uva branco e vinho e na parada em Garibaldi, suco de uva tinto e espumante. 

Pesando em torno de 80 toneladas, a locomotiva é acesa com lenha. Durante o trajeto, o fogo é mantido por 800kg de briquete (serragem compactada) e 4 mil litros de água, captados de forma sustentável através de sistema pluvial construído pela Giordani.

Cada vagão puxado pela locomotiva, na maioria das viagens são sete, pesa 30 toneladas. Se somados, locomotiva e vagões, a Maria Fumaça pesa aproximadamente 300 toneladas e trafega na linha férrea a uma velocidade que varia entre 20 e 30 km/h.  

O passeio na Maria Fumaça pode ser feito durante o ano todo, os dias e horários variam entre baixa e alta temporada. 

Protocolos de segurança

A Maria Fumaça – Trem do Vinho tem o selo do MTUR e também o selo “Ambiente limpo e seguro”, do município de Bento Gonçalves, que certifica empreendimentos do setor turístico que atendem às normas de prevenção.

As viagens acontecem com capacidade reduzida de passageiros, respeitando o distanciamento entre os passageiros. 

Sanitização periódica dos ambientes e uso obrigatório de máscara por passageiros, colaboradores e atrações artísticas, além de  álcool 70% à disposição em diversos locais.

Equipes receberam treinamento. A área de embarque e desembarque sinalizada para evitar aglomerações. O serviço de degustação de vinhos, suco de uva e espumante, que antes era realizado nas Estação de Bento Gonçalves e Garibaldi é feito dentro dos vagões, também para evitar aglomerações.

A visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana, que faz parte do pacote tradicional do trem, acontece em pequenos grupos, obedecendo os critérios de distanciamento

Serviço

Maria Fumaça + Epopeia Italiana

Valores: entre R$ 178,00 e R$ 195,00 (variam entre baixa e alta temporada) válido até 31/01/2022.

Informações e reservas: (54) 3455.2788 ou www.giordaniturismo.com.br