Veículo modelo Renault Kwid zero quilômetro será utilizado em São Bernardo. Foto: Secretaria de Comunicação/ PMSBC
Veículo modelo Renault Kwid zero quilômetro será utilizado em São Bernardo. Foto: Secretaria de Comunicação/ PMSBC

Nesta quarta-feira, 08/09, em uma cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo, ocorreu a entrega de centenas de viaturas para o Procon, a fim de reforçar os serviços de fiscalização e orientação na região do ABC. Os carros modelo Renault Kwid zero quilômetro foram concedidos pelo Governo do Estado para Santo André, São Bernardo e São Caetano.

A cerimônia contou com a presença de diretores do Procon da região, além do vice-governador, Rodrigo Garcia, da deputada estadual, Carla Morando, e também do secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, Pery Cartola.

A conquista provém de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Celso Russomanno, a qual teve por finalidade fortalecer a estrutura dos Procons Municipais do Estado de São Paulo.

A execução da emenda parlamentar ocorreu por meio de Termo de Convênio celebrado entre o Procon-SP e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Deputada estadual Carla Morando e o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, Pery Cartola participaram da entrega do veículo para a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Foto: Secretaria de Comunicação/ PMSBC

Esta é a primeira vez que o Procon-SP fornece veículos oficiais para os órgãos municipais conveniados, que antes utilizavam veículos cedidos pelas prefeituras.

“Um carro próprio dará ao órgão maior autonomia para as nossas atividades, permitindo que nossas equipes fortaleçam o serviço itinerante criado pela Prefeitura neste ano, além claro, de fortalecer a fiscalização rotineira realizada na cidade. Não tenho dúvidas de que a população de São Bernardo só tem a ganhar com este novo investimento”, destacou Pery Cartola.

Na avaliação da deputada estadual, Carla Morando, o automóvel irá ainda fortalecer os serviços do Procon em toda a região. “O Governo do Estado atendeu mais uma vez a nossa solicitação e destinou os veículos para São Bernardo, Santo André e São Caetano. Tenho certeza que esses veículos irão ajudar nas atividades de fiscalização do mercado, de orientação e atendimento ao consumidor, garantindo assim valorização e respeito à cidadania”.

Atendimentos

De janeiro a agosto deste ano, o Procon de São Bernardo realizou 6.900 atendimentos. Entre as principais queixas de consumidores estão reclamações relacionadas a serviços essenciais, assuntos financeiros e produtos.

A unidade do Procon de São Bernardo fica localizada nas dependências do Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro) com funcionamento de segunda a sexta-feira, 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 11h30, mediante agendamento pelo site do Poupatempo.

Diante da pandemia e o consequente distanciamento social, todo tipo de solicitação ou queixa pode ser feita também pelo e-mail proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br.

Luiz Zacarias e Doroti Cavalini, diretora do Procon Santo André. Foto: Alex Cavanha/PSA

Santo André

Representando Santo André, o vice-prefeito Luiz Zacarias esteve presente no evento. “Santo André segue cada vez mais atuante na fiscalização através do excelente trabalho realizado pelo Procon. Este veículo vai contribuir na agilidade dos seus serviços”, pontuou.

O veículo deverá ser utilizado pelo Procon municipal, obrigatoriamente, no desenvolvimento das atividades de orientação e atendimento ao consumidor, bem como na fiscalização do mercado de consumo. Sendo assim, o órgão deve dispor de um agente fiscal credenciado que atenda aos termos do convênio de municipalização.

“Esta viatura vem para contribuir na educação de consumo. Reforçar o trabalho que realizamos com comerciantes e consumidores, sobre seus direitos e deveres”, destacou a diretora do Procon Santo André, Doroti Cavalini.

Utilidade

O veículo é mais um investimento conquistado para proporcionar mais praticidade, além de ampliar canais de atendimento ao público, a Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência implantou pontos itinerantes do serviço pela cidade. O objetivo, além de descentralizar atendimentos, é aproximar a população dos serviços instituição, reforçando direitos e deveres nas relações de prestação de serviços ou de produtos, nos mais diferentes nichos do mercado.