Objetivo é discutir, junto à sociedade civil, os rumos das políticas públicas de segurança municipal na cidade. Foto: Angelo Baima/PSA
Objetivo é discutir, junto à sociedade civil, os rumos das políticas públicas de segurança municipal na cidade. Foto: Angelo Baima/PSA

Nesta quarta-feira, 08/09, Santo André reativou o Conselho de Segurança Municipal (Consem) e definiu os 16 novos membros que terão voz pelos próximos dois anos, período de mandato dos conselheiros.

O grupo formado conta com representantes da sociedade civil e do governo e vai discutir, junto às forças policiais da cidade, os rumos das políticas públicas de segurança municipal, bem como apresentar os problemas que deverão ser debatidos e avaliados para garantir uma maior sensação de segurança.

“A reativação deste Consem mostra a necessidade constante de implementarmos instrumentos que fomentem a discussão e, acima de tudo, garantam a representatividade da sociedade civil na questão da segurança pública municipal. Tudo que é planejado, discutido e tem foco na solução dos problemas será a base dos novos conselheiros”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

16 novos membros foram apresentados nesta quarta. Foto: Angelo Baima/PSA

Novos titulares

Os oito integrantes titulares e respectivos suplentes da sociedade civil que compõem o Consem contam com a atuação dos Consegs (Conselhos de Segurança Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), OAB, Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e Associação dos Corretores de Seguros do Grande ABC, além do setor público, representado  por membros de diversas secretarias da Prefeitura de Santo André, contando com a colaboração dos membros das forças policiais estaduais de segurança.

O Consem foi criado com o objetivo de propor ações integradas com as forças policiais do Estado, de natureza preventiva, que visem aumentar a sensação de segurança dos munícipes.