Prefeito Paulo Serra percorreu as ruas e vielas do Núcleo dos Ciganos onde está sendo executado obras contra enchentes- Fotos Eduardo Merlino/PSA

Os moradores do Núcleo dos Ciganos, em Santo André, localizado ao lado da Avenida dos Estados e do Rio Tamanduateí, poderão dormir tranquilos quando começar a próxima temporada de chuvas. O local, que frequentemente sofre com alagamentos, está passando por obras de drenagem que serão entregues nos próximos meses para solucionar o problema.

Nesta segunda-feira (31), o prefeito Paulo Serra percorreu as ruas e vielas da comunidade. Acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho, juntamente com sua equipe, acompanhou a evolução das intervenções e aproveitou para conversar com a população, justificando que eventuais transtornos provocados pela obra têm um bom motivo: evitar novas enchentes e perdas.

“Esse núcleo é muito consolidado e o conceito da obra é o mesmo que estamos levando para outros núcleos da cidade, que é de infraestrutura. Fizemos intervenção na entrada da comunidade e agora uma obra grande que traz captação e coleta de esgoto e drenagem. Aqui é área que tem acúmulo de água, o que atrapalha a vida de moradores e comerciantes, então com essa obra, em parceria com a Sabesp, vamos minimizar muito o impacto das chuvas e oficializamos a coleta de esgoto. E após a parte de drenagem vem asfalto, iluminação, trazendo mais qualidade de vida aos moradores”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Estão sendo instalados 109 metros de galeria, 400 metros de tubulação para rede de esgoto e mais 400 metros para águas pluviais, promovendo, portanto, a separação das redes. O investimento municipal (sem contar os recursos da Sabesp) será superior a R$ 1 milhão. “No final de setembro pretendemos estar com essa obra pronta, por conta da estação de chuvas. Em outubro volta a chover mais forte, então quando vier a água vai estar pronto”, pontuou Vitor Mazzeti Filho.

Para quem vive há quase duas décadas no local, as intervenções são motivo para comemoração. “Espetacular o que está sendo feito, só tenho a agradecer pelo trabalho. Como moradora há 17 anos e liderança, fico feliz em poder ver e participar deste momento. É gratificante ver essa obra de canalização e de drenagem que está sendo feita lá dentro (da comunidade) para diminuir as enchentes, porque a gente sofre muito com esse problema aqui. Também vem sendo feita limpeza, pavimentação, então é nota mil. Gratidão”, exaltou a líder comunitária Juliana Barros da Silva.