Prefeito Paulo Serra descerra a placa e inaugura a 13º praça esporte no Jardim Utinga- Fotos Alex Cavanha/PSA

Noite de música, comida, festa e futebol para a inauguração da 13ª praça de esporte modernizada de Santo André, o campo do GEJU (Grêmio Esportivo Jardim Utinga), no segundo subdistrito. Com direito a um jogo de futebol entre o time da casa e equipe formada por funcionários da Prefeitura – capitaneada pelo prefeito Paulo Serra -, o evento reuniu centenas de pessoas.

“Essa é a 13ª praça de esporte que entregamos modernizada, proporcionando a prática de atividades físicas, além da integração com a educação. O esporte forma, coloca as crianças no caminho certo, dá noções de disciplina, treinamento, traz uma série de benefícios”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além de um campo com gramado sintético, iluminação artificial, banco de reservas e arquibancadas, o espaço será integrado à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Vereador Manoel de Oliveira. Os alunos da unidade, que fica ao lado da praça esportiva, poderão utilizar a estrutura.

Também marcaram presença no evento o vice-prefeito Luiz Zacarias, os secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti Filho, e de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade, entre outras autoridades.

O prefeito anunciou ainda que o Jardim Utinga será contemplado com uma nova unidade de saúde, recebendo uma grande salva de palmas em forma de agradecimento dos moradores presentes.

“A área atrás do campo é municipal. A gente vai trazer a associação de bairro para cá, juntamente com a escola, para criar um modelo de Escola Parque que a gente já fez em outras regiões. E lá na praça a gente pretende fazer uma unidade de saúde. Agora iremos atrás do recurso e vamos finalizar o projeto”, completou o prefeito Paulo Serra.

Desde 2017 já foram realizados os processos de modernização com gramado sintético, iluminação e outras benfeitorias em 12 campos da várzea andreense: Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha, Jardim Stella, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria, Pintassilva e Guaraciaba.

Além destes, também foi realizada a revitalização do Estádio Bruno Daniel, que recebe jogos profissionais. O local também passou a contar com grama artificial e iluminação LED.

A Prefeitura prevê a entrega de pelo menos mais dois campos até o fim do ano: Vila Sá e Alvi-Negro. E até o fim de 2024 a ideia é alcançar 20 campos modernizados em uso pela população, “seguindo prazos necessários para concluir com excelência e qualidade a execução dos serviços”, explicou o prefeito Paulo Serra.

Homenagem – O campo inaugurado nesta sexta-feira foi batizado como Arena Zé da Égua, em homenagem a um dos principais personagens da história do GEJU. “O Zé da Égua foi um ícone do nosso bairro, lançou muitos jogadores e almejou muito isso aqui. Então que Deus o tenha, infelizmente não está aqui para prestigiar esse momento”, explicou o presidente do GEJU, Samuel Francisco de Aguiar.

Presidente do Grêmio Esportivo Jardim Utinga até 2025, Samuel Francisco de Aguiar não escondia o sorriso de satisfação e já projetava os próximos passos do time. “É um sonho para a gente. Lutamos muito, por muitos anos, e chegou o momento. O GEJU já era um time de muita garra e luta, e agora com certeza com essa estrutura vai brigar para estar lá em cima entre os grandes”, destacou.

Atualmente o GEJU desenvolve em parceria com a Prefeitura o projeto Campos de Paranapiacaba, voltado às crianças. Mas a ideia é ampliar a oferta de atividades. “Queremos voltar o trabalho das categorias de base, que é nossa essência”, finalizou o presidente.

Fundado em 1º de agosto de 1961, o Grêmio Esportivo Jardim Utinga já foi campeão da Segunda Divisão municipal. Filiado à Liga Santoandreense de Futebol, disputa a Divisão Especial. Conta ainda com equipe na categoria veterano.