Orquestra Sinfônica Jovem. Foto: Leonardo Souzza - foto tirada antes da pandemia
Orquestra Sinfônica Jovem. Foto: Leonardo Souzza - foto tirada antes da pandemia

A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano realizará, nos próximos dias 7 e 9 de dezembro, às 20h30, apresentações ao público no saguão da instituição, que fica na Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Oswaldo Cruz. O repertório contará com músicas de Natal, Música Popular Brasileira e uma composição do regente da Orquestra, Geraldo Olivieri Junior, feita durante a pandemia. “É um momento de alegria e encontro após quase dois anos trabalhando remotamente”, afirma Olivieri.
 

Veja a programação:
 

– “Quadros, Quadrinhos e Quadrões” (Geraldo Olivieri Júnior)
Participação de alunos das Cameratas, de Musicalização e do Grupo de Percussão da Fundação e professores Alexandre Brasa, Dorotheia Gruber, Ana Chamorro, Danilo Zangheri, Nikolay  Genov, Lisbeth Soares, Tatiane dos Santos e Dinho Gebara
 

– Suíte “Cruzadas” (Edward Huws Jones)

– “Sinfonia dos Brinquedos” (Edmund Engerer)

– “O trenzinho do caipira” (Heitor Villa Lobos)

Regência: Geraldo Olivieri Júnior

– “Concerto VIII – Op 6 nº8  – Feito para a Noite de Natal” (Arcangelo Corelli)
Participação dos professores Alexandre Brasa, Dorotheia Gruber e Ana Chamorro nos solos
Regência: Alexandre Brasa


Sobre a Orquestra Sinfônica Jovem
 

A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes é um grupo sinfônico que agrega alunos, ex-alunos e outros músicos da área da música erudita, cujo objetivo é a oferta da prática de orquestra e seus membros, fundamental ao instrumentista de orquestra que visa à profissionalização.
 

O repertório trabalhado consiste em obras tradicionais, como sinfonias, concertos, música erudita, brasileira, aberturas, além de arranjos de música popular e para formação. A Orquestra costuma realizar trabalhos junto a outros organismos da Fundação, além de convidar solistas renomados. O trabalho é realizado com enfoque totalmente didático, tanto na escolha do repertório como no trabalho técnico de coesão, concepção de sonoridade e equilíbrio.

A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação é regida por Geraldo Olivieri Junior, violista e professor de Música de Câmara, que desenvolve importante trabalho pedagógico no ensino dos instrumentos de cordas.