William Coelho rege os quatro recitais de espírito natalino e peças de Poulenc, Taverner e Saint-Saëns, entre outras, no programa; performance de sexta-feira (17/dez) será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp. Foto: Divulgação/Osesp
William Coelho rege os quatro recitais de espírito natalino e peças de Poulenc, Taverner e Saint-Saëns, entre outras, no programa; performance de sexta-feira (17/dez) será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp. Foto: Divulgação/Osesp

Depois de um ano de muitos desafios e aprendizados, com a retomada dos concertos presenciais no final de abril e um aumento gradual e cuidadoso da ocupação da plateia da Sala São Paulo – que só voltou a receber sua capacidade total em novembro -, a Temporada 2021 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp chega ao fim entre quinta-feira (16/dez) e domingo (19/dez), com concertos do Coro da Osesp ao lado de alunos de Canto da Academia de Música da Osesp e regência de William Coelho. A apresentação de sexta-feira (17/dez), às 20h, será transmitida ao vivo direto da Sala, no YouTube da Osesp, enquanto a de domingo (19/dez), às 11h, faz parte da série Matinais e será gratuita.
Já em clima de Natal, o programa destes quatro recitais apresenta composições de Tomás Luís de Victoria, Francis Poulenc, John Taverner, Eric Whitacre e Camille Saint-Saëns. “O primeiro dos Quatro Motetos Para o Tempo de Natal, de Francis Poulenc, traz as figuras bíblicas dos três reis magos que, seguindo uma estrela, souberam então encontrar o estábulo onde Cristo acabara de nascer para lhe presentearem com ouro, incenso e mirra. Entre dezembro de 1951 e janeiro de 1952 – ou seja, há exatos 70 anos – Poulenc compunha esses Quatro Motetos transcendentais em sua essência, não apenas por conta do teor religioso, mas especialmente pelas harmonias – tão surpreendentes quanto a estrela que teria guiado os reis magos”, afirma o Regente Preparador do Coro da Osesp, William Coelho.
“Já a densidade e a riqueza expressiva do Oratório de Natal de Camille Saint-Saëns foram, como não poderia deixar de ser, envoltas em genialidade: ele foi composto em apenas onze dias, de 4 a 15 de dezembro de 1858, tendo sido estreado no dia de Natal na Igreja de La Madeleine em Paris, onde o compositor havia ingressado como organista aos 23 anos de idade, cargo que ocuparia por mais duas décadas”, explica Coelho.
“O Oratório de Natal é, sem sombra de dúvidas, uma das criações mais relevantes da mente criativa e prodigiosa de Saint-Saëns, compositor que a Osesp celebrou ao longo de 2021. Uma obra que extrapola os limites da fé religiosa e revela de maneira irrevogável o transcendental que existe em cada um de nós, a despeito da fé, do arcabouço intelectual e cultural ou de nossas preferências estéticas”, finaliza o regente.

Sala São Paulo. Foto: Divulgação

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como seu Diretor Musical e Regente Titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.


Coro da Osesp
Criado em 1994 e reconhecido hoje como referência em música vocal no Brasil, o Coro da Osesp aborda diferentes períodos e estilos, com ênfase nos séculos XX e XXI e na obra de compositores brasileiros. Gravou CD’s pelo Selo Osesp Digital, Biscoito Fino e Naxos. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como Coordenadora e Regente. De 2017 a 2019, a italiana Valentina Peleggi assumiu a regência do Coro, tendo William Coelho como Regente Preparador – cargo no qual ele continua na Temporada 2020-2021. Em 2020, o Coro se apresentou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sob a regência de Marin Alsop, Regente de Honra da Osesp.


William Coelho

Regente Preparador do Coro da Osesp, é doutorando em Musicologia e bacharel em Regência pela USP. Foi professor de Regência na Universidade Federal de Juiz de Fora e é professor de Canto Coral na UNESP, de Regência na pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes, e professor convidado da Academia da Osesp. É Regente Titular da Eos Música Antiga USP e regente convidado das Orquestras Sinfônicas da USP e de Piracicaba. Foi finalista do Prêmio Jovem Talento 2019 da Revista Concerto e, em 2020, regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.


Academia da Osesp

Foi a dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras brasileiras que levou à criação da Academia de Música, em 2006, apenas um ano após o nascimento da Fundação Osesp. Com educação teórica, instrumental e artística, os alunos da Academia são acompanhados de perto por músicos da Osesp e têm a possibilidade de assistir a todos os ensaios e apresentações dos corpos artísticos da instituição, vivenciando e participando do dia a dia de um grupo profissional. Em 2013, a Academia ampliou sua atuação na formação profissional de jovens músicos criando o Coro Acadêmico. Formado pelos alunos regulares da Classe de Canto da Academia da Osesp, o grupo é destinado ao treinamento de jovens através da experiência em prática coral, treinamento técnico-vocal orientado e conhecimento de repertório sinfônico para coro, além de aulas teóricas essenciais à formação musical. Parte fundamental das atividades do Coro Acadêmico consiste nas apresentações junto ao Coro da Osesp, dentro da Temporada da Osesp na Sala São Paulo, além de outros concertos organizados pela Coordenação dos Programas Educacionais da Fundação Osesp. Em 2016, a Academia amplificou ainda mais sua atuação com a criação do curso de Regência, que oferece aulas de técnica e repertório, além de masterclasses com nomes como Marin Alsop, Regente de Honra da Osesp, e regentes convidados da Temporada Osesp. Em 2021, a Academia foi reconhecida como Curso Técnico Profissionalizante pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Este concerto digital conta com o patrocínio do Itaú Personnalité. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.



CORO DA OSESPALUNOS DA ACADEMIA DA OSESP

WILLIAM COELHO REGENTE

NATÁLIA ÁUREA SOPRANO

CLARISSA CABRAL MEZZO SOPRANOMÔNICA

WEBER BRONZATI CONTRALTO

LUIZ GUIMARÃES TENOR

JOÃO VITOR LADEIRA BARÍTONO


Tomás Luís de VICTORIA | O Magnum MysteriumFrancis POULENC | Quatro Motetos Para a Época de NatalJohn TAVENER | The LambEric WHITACRE | Lux AurumqueCamille SAINT-SAËNS | Oratório de Natal, Op. 12


SERVIÇO
16 de dezembro, quinta-feira, às 20h
17 de dezembro, sexta-feira, às 20h – Concerto Digital
18 de dezembro, sábado, às 16h30
19 de dezembro, domingo, às 11h
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 7 anos


Ingressos:
R$ 50,00 (quinta a sábado)
Gratuito (domingo)
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.


A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.