Além da mostra competitiva, Grupo Experimental também se apresentou em diversos palcos pelo Festival de Joinville- Foto Divulgação

O Grupo Experimental de Dança da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires), composto por alunos e orientadores, participou, ao longo do último final de semana, do Festival da Sapatilha, novo evento competitivo da programação da 40ª edição do Festival de Dança de Joinville (SC), o maior evento do gênero do mundo.

A EMARP marcou presença na disputa com a coreografia Footloose, que já conquistou o primeiro lugar em duas mostras de dança disputadas na região do Grande ABC. O Festival da Sapatilha, entretanto, só premia o primeiro colocado da competição.

Ao longo da estadia em Joinville, a EMARP também promoveu cronograma de apresentações em palco aberto, sem fins competitivos, o que ajudou a sedimentar o trabalho desenvolvido pela escola. “Eu, particularmente, fiquei orgulhosa a cada vez que anunciavam o nome de Ribeirão Pires nos palcos Catarinenses. Difundir cultura através da dança é maravilhoso. Nossos alunos voltaram realizados e a equipe renovada e feliz com o resultado alcançado”, celebrou a coordenadora do núcleo de dança da EMARP, Karen Kihara.

Para a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi de Marco, a participação da EMARP no festival é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos dois últimos anos. “A EMARP se transformou em uma potência cultural na região e o trabalho de excelência desenvolvido por nossos orientadores, independentemente de sua linguagem, mostra como a arte pode ser um instrumento para o crescimento pessoal e profissional”, finalizou.

O 40º Festival de Dança de Joinville reúne, até dia 29 de julho, mais de 2.000 coreografias de todo o Brasil e de outros países.