Nesta terça-feira, 14/12, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando acompanhou o início de mais uma etapa das obras de descontaminação e infraestrutura do Jardim das Oliveiras. Após avançar nas intervenções de drenagem, equipes da Prefeitura começaram, nesta manhã, os trabalhos de pavimentação da região, serviço que contemplará 4 quilômetros de vias do bairro que, atualmente, não possuem asfalto. A expectativa é a de que as obras beneficiem cerca de 5.000 famílias.
Aguardada por moradores do bairro há pelo menos 30 anos, a transformação do Jardim das Oliveiras receberá da Prefeitura aporte financeiro de R$ 35 milhões para execução de obras de pavimentação, drenagem e saneamento. Com apoio do Governo do Estado, o projeto prevê ainda a descontaminação do bairro, acabando com um dos maiores dramas do local ocupado na década de 1990, em área do antigo Lixão do Alvarenga.
“Hoje damos início a mais uma importante etapa da transformação do Jardim das Oliveiras. Com o avanço das obras de drenagem, nossas equipes puderam iniciar hoje os trabalhos de pavimentação do bairro, serviço este que deve ser finalizado até o fim do próximo ano. Com isso vamos concretizar um grande sonho dos moradores do Jardim das Oliveira”, destacou Morando.
Durante vistoria no local, o chefe do Executivo destacou que 98% das obras de drenagem já foram concluídas no bairro. Equipes da Prefeitura também avançam rapidamente nos serviços de saneamento básico, onde está prevista a implantação de 11 mil metros de tubulação para a rede de coleta de esgoto
“Temos conseguido executar diversas frentes de trabalho simultaneamente, o que tem proporcionado de forma imediata uma transformação na infraestrutura do bairro”, destacou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
Descontaminação
Além das obras de infraestrutura, a Prefeitura executa também trabalhos para descontaminação do bairro. O projeto prevê a implantação de sistema de controle e mitigação de gases. Para isso, será construído um sistema onde deverão operar 123 poços de extração de gases poluentes e 30 poços de monitoramento remoto.
Morador do bairro, Luiz Carlos Nogueira, 56 anos, celebrou o avanço das obras. “Pela primeira vez durante anos acreditamos e temos visto a transformação do nosso bairro. É um sentimento de alegria e satisfação imensurável”, desabafou.