Espaço para circulação de bicicletas terá 1,7 km de extensão. Foto: Divulgação/Semasa
Espaço para circulação de bicicletas terá 1,7 km de extensão. Foto: Divulgação/Semasa

Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começaram a executar as intervenções do projeto paisagístico das obras do Complexo Viário Cassaquera. Outra novidade é em relação à implantação de uma faixa para ciclistas ao longo da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, construída após pedido dos moradores.

Na rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli, onde começou o trecho de canalização de 1,7 quilômetro do córrego Cassaquera,  a área verde está ganhando o plantio de palmeiras, árvores nativas e outras vegetações. Ao longo da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello também já estão sendo colocadas gramas próximas às calçadas que foram construídas. Em breve o local vai ser beneficiado com o plantio de árvores frutíferas e floríferas.

“A avenida terá um corredor verde, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida para os munícipes. O que mais queremos é que a população sinta-se acolhida e com orgulho de morar em Santo André”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. A medida de compensação ambiental pela canalização do córrego e a construção do novo viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello envolve o plantio de cerca de 700 árvores na região, beneficiando sete bairros.

Cerca de 700 árvores serão plantadas na região. Foto: Divulgação/Semasa

“Eu moro aqui há 35 anos e está melhorando muito. É um projeto que todo mundo queria, mas ele nunca saiu do papel. Agora, as casas vão valorizar, vai facilitar o trânsito. Ao morar em um lugar bonito a gente se sente melhor e mais importante. Não vemos a hora de inaugurar as obras”, comemora Michelle Maria de Oliveira Santos, 39, moradora da Vila Guarani. Com 95% de conclusão, a Prefeitura e o Semasa pretendem entregar todas as intervenções até o início do próximo mês.

Espaço para bicicletas

As obras do Complexo Viário Cassaquera, executadas pelo Semasa, surpreenderam os moradores com uma novidade: a implantação de uma faixa para ciclistas na extensão de 1,7 quilômetro das intervenções.

O espaço para circulação de bicicletas começa na avenida Giovanni Battista Pirelli e vai até a rua Louis Armstrong, no Parque Gerassi. Parte do equipamento vai ser independente, ou seja, com circulação exclusiva para as bikes. Outro trecho será compartilhado com os pedestres. Entre a faixa para ciclistas e a calçada também haverá o plantio de árvores, o que vai proporcionar um ambiente mais agradável, com sombras.

As obras do Complexo Viário Cassaquera ainda contemplam a implantação de iluminação de LED, duas travessias para motoristas e pedestres, construção de equipamentos que compõem o sistema de drenagem e novos semáforos, sinalizações, calçadas, guias e sarjetas. Todo o investimento é de cerca de R$ 40 milhões, com recursos financiados pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).