Equipamento será entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e terá capacidade para atender cerca de 14 mil pessoas. Foto: Angelo Baima/PSA
Equipamento será entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e terá capacidade para atender cerca de 14 mil pessoas. Foto: Angelo Baima/PSA

Na última quinta-feira, 01/07, o prefeito Paulo Serra vistoriou as obras da Clínica da Família do Cruzado, no Jardim Santo André. A construção do equipamento foi paralisada em 2011 e retomada pela atual administração com um projeto adequado para a necessidade da população.

“Além de retomarmos a obra, ampliamos o espaço de acordo com a demanda da região, que é muito grande. Na planta original não cabia toda essa estrutura, por isso ampliamos a obra e fizemos o andar de cima. Essa unidade é muito especial pois essa região é uma das que tem mais vulnerabilidade social e, consequentemente, maior quantidade de pessoas que precisam do atendimento de saúde. Quatro equipes de saúde da família vão fazer muita diferença”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

Obras estavam paralisadas desde 2011. Foto: Angelo Baima/PSA

Estrutura

A futura Clínica da Família, localizada no cruzamento da rua dos Vicentinos com a rua Canossa, contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal com estrutura para atender cerca de 14 mil pessoas por mês.

Com investimento de R$ 1,5 milhão oriundo de recurso municipal, o espaço contará com dez consultórios médicos, sendo que três consultórios contam com sanitário (sendo um para pessoas com deficiência), sala de odontologia (com duas cadeiras, escovódromo e espera), farmácia (distribuição e estoque), sala de suturas e curativos, vacina, coleta, sala de inalação, sala de observação com sanitário para pessoas com deficiência, sala de espera, atendimento, prontuário e agendamento, além de uma sala de procedimentos.

“Nos primeiros quatro anos entregamos 32 equipamentos de saúde modernizados. A pandemia nos impôs o maior desafio sanitário da história, mas a nossa meta é levar o Qualisaúde para toda cidade. Imagino o que poderia ser de Santo André se a pandemia chegasse sem o Qualisaúde e encontrasse uma rede totalmente desestruturada. Não tenho dúvida que esse foi um dos fatores que contribuiu para que ninguém ficasse sem atendimento no município, mesmo no pico da pandemia”, completou Paulo Serra.