Francisco Ferreira de Oliveira, de 88 anos, morador da Vila São Pedro também recebeu a vacina nesta quinta. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Francisco Ferreira de Oliveira, de 88 anos, morador da Vila São Pedro também recebeu a vacina nesta quinta. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Nesta quinta-feira, 11/02, São Bernardo deu início à vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos e também à segunda dose da vacina para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia. Vale destacar que o município foi eleito o mais eficiente da Região Metropolitana do Estado na vacinação contra a Covid-19, com mais de 26 mil dosagens aplicadas.

A técnica de enfermagem Alice Santana de Souza, 60 anos, que trabalha no Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo recebeu a segunda dose da vacina nesta quinta-feira. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
A técnica de enfermagem Alice Santana de Souza, 60 anos, que trabalha no Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo recebeu a segunda dose da vacina nesta quinta-feira. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A etapa iniciada ontem é feita com doses da vacina Coronavac, recebidas na quarta-feira (10/02), pelos governos estadual e federal. Sendo assim, o processo de vacinação da segunda dose aos profissionais da Saúde de São Bernardo, linha de frente, foi iniciado às 8h desta quinta-feira (11/02) pelos equipamentos que estão ativamente trabalhando no acolhimento e tratamento da Covid-19: Hospital Novo Anchieta (HA), Hospital de Urgência (HU), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas (HC) e Hospital e Pronto Socorro Central (HPSC), além das nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao todo, 12 mil profissionais serão imunizados nesta segunda etapa, obedecendo escalonamento de horários e grupos. A aplicação das doses é das 8h às 22h.

No HU, a dosagem foi iniciada com a técnica de enfermagem Alice Santana de Souza, 60 anos, que em 19/01 foi a primeira profissional de São Bernardo a receber a vacina. “É uma emoção muito grande, mais um passo importante para vencermos este vírus. Estou muito feliz e determinada para continuar trabalhando e ajudar a todos”, comentou.

Idosos

A vacinação dos idosos de 85 a 89 anos é realizada em domicílio pelas equipes da Atenção Básica municipal. O agendamento está sendo feito via telefone pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o morador possui cadastro. Um dos primeiros idosos desta faixa etária contemplados foi o Francisco Ferreira de Oliveira, que tem 88 anos e é morador da Vila São Pedro há mais de 30. “Estava ansioso para ser vacinado e, agora, estou muito feliz. Espero que todas as pessoas possam tomar essa vacina logo”, comentou.

São Bernardo recebeu, até o momento, cerca de 47,5 mil doses de vacinas, sendo 38,4 mil da CoronaVac e 9,1 mil da Oxford/AstraZeneca desde o início da Campanha Municipal de Imunização. O balanço mais recente mostra que o município já imunizou 26,2 mil pessoas contra a doença. Segundo levantamento estadual, a cidade é a terceira do Estado na aplicação das vacinas, atrás apenas de Campinas (44.238 doses aplicadas) e da Capital paulista (288.004).

Indígenas

Nesta sexta-feira, 12/02, terá inicio a aplicação da segunda dose da vacina na população indígena (população em torno de 150 pessoas) e nos idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência (público aproximado de 1.000 pessoas). A Secretaria da Saúde finalizou, nesta quarta-feira (10/02), a vacinação em domicílio dos cerca de 4.000 idosos moradores da cidade com idade a partir de 90 anos.