Imunização ocorre em formato drive-thru neste final de semana, no Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel. Foto: Angelo Baima/PSA
Imunização ocorre em formato drive-thru neste final de semana, no Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel. Foto: Angelo Baima/PSA

Neste sábado, 05/06, os Profissionais da rede municipal de ensino de Santo André com menos de 47 anos de idade começaram a ser vacinados neste sábado contra a Covid-19. A imunização será realizada durante este final de semana, em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel.

“Eficiência na vacinação e planejamento nos levaram a este momento tão importante: a primeira etapa da vacinação contra a Covid dos profissionais da Educação municipal. Até o fim de julho, a expectativa é imunizar toda a Educação de Santo André. Medida fundamental para garantir o retorno das aulas presenciais com segurança para alunos, professores e familiares”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

A vacina contra a Covid-19 em profissionais da educação que atuam na rede municipal está sendo realizada com a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Os trabalhadores receberam contato e foram informados de data, horário e local de vacinação.

Vacina CoronaVac está sendo aplicada neste público. Foto: Angelo Baima/PSA

O Programa Nacional de Imunizações prevê neste momento vacinação apenas dos profissionais de educação (das redes pública e privada) acima de 47 anos. No entanto, graças à eficiência na aplicação de vacinas em Santo André, foi gerada uma reserva técnica de 3.700 doses (com sobras de grupos prioritários), que permitirá à Prefeitura imunizar todos os profissionais da rede municipal de maneira antecipada. A reserva técnica também é fruto do melhor aproveitamento das doses, que fizeram render até 12 aplicações em frascos com dez doses.

Para os profissionais das redes estadual e privada, continua valendo a regra estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, que prevê vacinação para trabalhadores que têm a partir de 47 anos.

O objetivo da Prefeitura também é imunizar os profissionais da educação abaixo de 47 anos das redes estadual e particular. Essa imunização, no entanto, depende da chegada de mais doses e ampliação da reserva técnica, hoje suficiente para imunizar os profissionais da rede municipal.

Ampliação de público

Neste sábado, munícipes acima de 18 anos com comorbidades também começaram a ser imunizados, assim como pessoas com deficiência acima de 18 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para se vacinar, é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. O sistema indica ao munícipe datas, horários e locais disponíveis para receber a imunização.

Relação de comorbidades

A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link http://tiny.cc/clcxtz.

Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os itens irão para o Banco de Alimentos, que está entregando os itens para as famílias em situação de vulnerabilidade.