Fechamos desde que a pandemia de COVID-19 começou a se alastrar pelo Brasil, os shoppings recentemente tiveram autorização para promoverem a reabertura gradativa. Com horários reduzidos, cuidados redobrados e pontos de álcool gel por todas as partes, o desafio desses centros de compras agora é, dentre outros, promoverem as suas recuperações econômicas, além de pensarem em iniciativas para fazerem o mesmo com os lojistas e atraírem o consumidor.
Para falar sobre o momento de crise e as estratégias que podem combatê-la, nós conversamos com uma representante do Shopping ABC, de Santo André, e mostramos os principais pontos do comunicado divulgado pelo ParkShopping São Caetano.
Sobre os cuidados para evitar o contágio lá dentro, a gerente de marketing do Shopping ABC Flávia Tegão revelou que todos os frequentadores terão suas temperaturas aferidas nas entradas do empreendimento. “Contaremos também com sinalização especial, reforço da higienização rotineira das áreas de uso comum e foram instalados dispensadores de álcool em gel 70%, para utilização dos clientes e dos funcionários por todo o empreendimento. Também limitamos a 20% a capacidade máxima de frequentadores e fizemos a redução no número de vagas no estacionamento”, explicou.
Flávia também conta que os restaurantes estão funcionando apenas com sistema delivery e drive-thru e o consumo deles não é permitido na praça de alimentação. Quanto ao apoio financeiro ao lojista e, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), foram concedidos mais de R$ 3 bilhões em apoio a esses comerciantes neste período. O Shopping ABC também participou deste número. “O diálogo da administradora com o lojista é contínuo e muito próximo”, finaliza Tegão.
ParkShopping
Já em São Caetano, o ParkShopping reabriu suas portas no último dia 15 de junho com a implantação de um rigoroso protocolo para preservar a saúde e bem-estar de colaboradores, lojistas e clientes. O centro de compras também adotou todas as medidas de segurança e determinações que foram estabelecidas pelo município, com o horário de funcionamento das 16h às 20h.
No comunicado a rede de shoppings afirma que o protocolo de segurança desenvolvido pela Multiplan se enquadra nas medidas propostas a todos os shoppings pela Abrasce e esta teve o seu protocolo validado pelo Hospital Sírio Libanês. O texto afirma ainda que foi adotada uma intensa rotina de assepsia em todas as dependências, aferição de temperatura nas entradas dos shoppings, uso obrigatório de máscaras para todos e ampliação de pontos com dispensadores de álcool em gel.
Além disso foram feitas demarcações no piso para orientar o distanciamento mínimo entre as pessoas. O shopping trabalha ainda com a redução da capacidade de vagas nos estacionamentos. Assim como no Shopping ABC a praça de alimentação, cafés e restaurantes seguem fechados para consumo no local, mas o cliente tem a opção de retirar o pedido e levar para casa ou no escritório. O sistema de drive-thru continuará em funcionamento no ParkShoppingSãoCaetano, com operação funcionando das 12h às 20h. A lista lojas e telefones para os clientes fazerem os pedidos está disponível no site e redes sociais do ParkShopping.