Imagem representativa da nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Divulgação/Site do Governo Federal
Imagem representativa da nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Divulgação/Site do Governo Federal

A partir desta terça-feira, 01/03, a nova carteira de identidade pode começar a ser emitida nos estados brasileiros. O novo formato do documento foi anunciado pelo Governo Federal na última quinta-feira, 24/02, e tem como finalidade evitar fraudes e golpes, além de unir os dados pessoais dos brasileiros em um único documento.

Para emitir o documento, será necessário comparecer ao órgão emissor de seu Estado e apresentar a Certidão de Nascimento (para os solteiros) ou a Certidão de Casamento. Com isso, será gerada uma identificação na plataforma Gov.br, que informará quando o documento poderá ser retirado em formato impresso. Além disso, a identidade também estará disponível no formato digital.

O que muda?

A nova Carteira de Identidade pretende trazer mais segurança para os brasileiros. Na versão digital, além do número do cpf, orgão expedidor, matrícula de nascimento ou casamento, será possível verificar dados de saúde como tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição para doar órgão em caso de óbito e outras informações para casos de emergência. Além disso, haverá a assinatura digital.

Público

Para brasileiros de até 12 anos, o documento será válido por 5 anos. A partir dos 12 até os 60 anos, o documento deve ser atualizado a cada 10 anos. Já os idosos acima dos 60 anos, terão a nova identidade com validade indeterminada.