Prefeito Orlando Morando e a primeira dama e deputada estadual Carla Morando participaram de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira e destacaram melhorias para as mulheres da cidade. Foto: Celso Lima/Revista Unick
Prefeito Orlando Morando e a primeira dama e deputada estadual Carla Morando participaram de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira e destacaram melhorias para as mulheres da cidade. Foto: Celso Lima/Revista Unick

Nesta terça-feira, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E, para celebrar esta data, São Bernardo investiu no evento “São Bernardo por elas, pra elas”, realizado no Paço Municipal. A ação promoverá ao longo do dia diversas atividades para o público feminino.

No entanto, vale destacar que além de momentos de lazer e informação, este dia também está sendo marcado pela busca de oportunidades de emprego. Para isso, a Prefeitura conta a parceria de 17 empresas da região que irão selecionar novas funcionárias para ocupar as 1.600 vagas divulgadas durante todo este dia.

Veja como está o Paço Municipal nesta manhã:

Movimento no Paço Municipal de São Bernardo. Vídeo: Celso Lima/Revista Unick

Já nesta manhã, o prefeito Orlando Morando e a primeira-dama e deputada estadual Carla Morando estiveram no local, e durante uma coletiva de imprensa, destacaram a importância de promover um dia como este e também garantir políticas públicas, segurança e renda para as mulheres. “Hoje é um dia de alegria para São Bernardo, quero fazer um agradecimento especial às 17 empresas que estão disponibilizando as 1.600 vagas. Isso é uma sinergia positiva em prol do emprego, e emprego é sinônimo de liberdade, de cidadania e é sinônimo de paz, porque uma mulher empregada tem mais liberdade”, destacou o prefeito.

Falando em liberdade, Morando destacou a importância da proteção das mulheres contra a violência doméstica. Segundo o chefe do Executivo, a falta de segurança contra violência doméstica ainda é um problema não só no Brasil, mas em todo o mundo. “A Carla Morando trouxe para nossa cidade, a 1ª Vara da Violência Doméstica de São Bernardo e nós vamos continuar trabalhando contra estas práticas maldosas por meio de novas políticas públicas”, afirmou o prefeito.

Deputada Carla Morando foi a responsável por trazer a 1ª Vara da Violência Doméstica para São Bernardo. Foto: Celso Lima/Revista Unick

Por fim, Orlando agradeceu também a equipe por organizar este evento, que conta com milhares de pessoas. “Quem sai em busca de emprego, sai cedo, por isso que há uma grande concentração de pessoas neste momento”, finalizou Morando.

Milhares de mulheres formam fila em busca de oportunidade de emprego. Foto: Celso Lima/Revista Unick

Oportunidades

Dentre as 17 empresas estão: Burguer King, Hortifrúti Natural da Terra, CIEE, Grupo Bem Barato, SPMAR, Siscom, Ever Green, Protemp e outras. As oportunidades são para mulheres que possuem desde ensino fundamental incompleto a nível superior, com oportunidades para atuar em São Bernardo, ABC e Capital. A ação contará ainda com o CTR Móvel, da Central de Trabalho e Renda, que vai apoiar o processo com a triagem e seleção das candidatas. 

Programação

Para comemorar este dia, além das vagas de emprego, a cidade terá as seguintes atividades:

10h – Aula de Defesa Pessoal e orientações sobre o programa Guardiã Maria da Penha

11h – Palestra sobre Saúde da Mulher, com o médico obstetra Dr. Rodolfo Strufaldi

12h – Palestra do Banco do Povo sobre linha de microcrédito do programa Empreenda Mulher

13h – Dança circular

14h – Palestra sobre o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual

15h – Apresentação Cultural

16h – Encerramento com aula de zumba