MEDITAÇÃO

por Ligia Canto

A respiração tem o poder de proporcionar um estado de clareza mental, ordenando nossos pensamentos e emoções, nos mantendo focado no momento presente, para que assim, mente e corpo possam ter um equilíbrio harmônico.

Podemos dividir didaticamente a respiração em três partes:

– Fisiológica: a respiração é controlada fisiologicamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).

– Energética:  o Prana é toda a energia que existe no universo, é a energia vital presente em cada ser vivo e pulsante, e é através da respiração que conseguimos levar essa energia para dentro do nosso organismo, restabelecendo constantemente a nossa vitalidade.

– Psíquica: a nossa forma de pensar induz o ritmo que nossa respiração irá ter. Pensamentos bons, produzem uma respiração calma e lenta, nos proporcionando relaxamento e sentimento de tranquilidade. Já os pensamentos negativos, produzem um ritmo rápido, e em consequência nossa respiração torna-se curta e ganha velocidade, ocasionando sensação angustiante.

Uma forma de trabalhar a respiração é através da meditação, que é capaz de promover o relaxamento físico e mental, melhorando o sono, a concentração, aliviando o stress, o medo e a ansiedade.

Ligia Canto- Divulgação

Ligia Canto – Psicologia Integrativa

Psicóloga, pós-graduação em Acupuntura.

Atendimento Online – @psico.ligiacanto – 11 99686-5038

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui